domingo, 22 de agosto de 2021

Emoção na comunicação


Como uma pessoa com boa inteligência emocional se comunica?
de beatriz, amenteemaravilhosa.com.br
3 de August de 2021

Para se comunicar de uma forma emocionalmente inteligente, você precisa se conectar com quem está interagindo. Escutar ativamente sem julgar é sempre o primeiro passo, no qual muitas pessoas costumam falhar.

Como uma pessoa com boa inteligência emocional se comunica? Ela é paciente, assertiva e empática? A verdade é que essa competência vai muito além. É uma ferramenta de sobrevivência, que envolve saber reagir a imprevistos. É, acima de tudo, a arte de se conectar com base nas emoções, sabendo colocá-las sempre a nosso favor para melhorar a convivência.
(...)

Não importa o quanto você sabe, mas como você transmite esse conhecimento. Também não importa quem você é ou a posição que você ocupa se você não souber como chegar a acordos e como entender com quem você está lidando. Todo homem e toda mulher emocionalmente inteligentes, segundo Salovey, é capaz de se relacionar consigo mesmo e com os outros para moldar uma vida mais plena e satisfatória.
(...)
Autorregulação das emoções: a calma ajuda a nos expressarmos melhor

Certamente você já percebeu isso alguma vez. Quando a raiva, a frustração ou a irritação habitam em você, sua comunicação se torna agressiva. Você diz coisas das quais se arrepende depois, e inclusive não consegue expressar com clareza o que deseja transmitir. Em essência, qualquer estado emocional intenso e descontrolado dificulta o ato comunicativo.

O primeiro passo será sempre regular o estado emocional: uma mente calma se expressa melhor.

Motivação para comunicar de maneira positiva
A pessoa com boa inteligência emocional não está apenas motivada a se comunicar: ela sente o impulso de se comunicar de maneira positiva. O que isso significa? Significa que sua vontade é compreender, chegar a acordos, não impor exclusivamente sua opinião, mas também levar em conta a do outro.

Comunicar-se positivamente exige também saber controlar a comunicação não verbal: os gestos, um sorriso amistoso, mas não forçado, o tom de voz… Tudo deve visar à cordialidade e à conexão com o outro.

Empatia sem contágio emocional para poder se comunicar melhor
A pessoa que tem uma boa inteligência emocional sabe administrar as informações que lhe chegam graças à sua capacidade de empatia. Essa capacidade de perceber, compreender e se conectar com os afetos e as realidades dos outros é a pedra angular de uma boa comunicação. É uma grande vantagem quando usamos a empatia para completar nosso conhecimento do que está acontecendo e somos capazes de articular uma resposta sem deixar que as emoções nos invadam.

Precisamos dessa empatia para compreender a realidade emocional do outro, mas sem nos contagiar com essas emoções. Digamos que estejamos conversando com um colega de trabalho muito irritado. É inútil ficar no mesmo nível e estado de espírito dele. Para poder argumentar, reagir e acessar o outro de maneira adequada, precisamos manter a calma e o equilíbrio.

A escuta ativa: o dom da pessoa com boa inteligência emocional
Escutar para compreender e não apenas para responder. Parece fácil. Contudo, geralmente esse é o maior problema nos processos de comunicação: não escutamos uns aos outros. Se quisermos nos tornar pessoas com boa inteligência emocional, é essencial aprender a aplicar uma escuta ativa adequada.

Essa estratégia foi definida pelo psicólogo Carl Rogers e envolve a integração das seguintes dimensões:

Conectores emocionais na comunicação
Frequentemente, esquecemos o valor dos conectores emocionais no processo de comunicação. Aqui estamos nos referindo a pequenos gestos com os quais fazer o outro ver (e sentir) que o compreendemos, que nos conectamos com ele, que validamos sua presença, suas palavras e suas emoções. Contudo, como se pode aplicar esse tipo de recurso?

Estes são alguns exemplos:

Para concluir, tornar-se uma pessoa com boa inteligência emocional e habilidosa na arte da comunicação eficaz exige tempo e esforço. Não é fácil ter controle absoluto sobre nossas emoções para poder falar de maneira assertiva. No entanto, não há nada como a prática e a vontade. Todos nós temos a capacidade de melhorar e desenvolver essas ferramentas de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário