Movimento Hippie.

por Assis Ribeiro.

Nos Anos 60 nasceu um novo modo de viver, sonhar e morrer, no qual o que importava era a revolução em beneficio do homem, em nome da liberdade.

Nesta onda surgiu a proposta do movimento hippie, diversa e ampla, que buscava um questionamento existencial muito abrangente, que ia além das considerações econômicas, sociais e políticas: visava ao ser integral em face da vida e do mundo.

Os hippies adotavam um modo de vida comunitário, ou de vida nômade, em comunhão com a natureza, viviam do artesanato e, no campo, da horta.   
                                                                                                                                                                              
Negavam todas as guerras, os valores sociais e morais tradicionais e abraçavam aspectos das religiões orientais, e/ou das religiões das culturas indígenas, estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média e das economias capitalistas e totalitárias.

Os hippies defendiam o amor livre e a não violência. O lema "Paz e Amor" sintetiza bem a postura política dos hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e anti-militarismo nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther King, embora não tão organizadamente, mantendo uma postura mais anárquica do que anarquista propriamente, neste sentido.
Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".

Slogans
Entre os slogans grafitados pelos muros de Paris, podia-se ler: "Quando penso em revolução quero fazer amor"; "É proibido proibir" (titulo de uma musica do tropicalista Caetano Veloso); "A felicidade é o poder estudantil";

Não formaram um partido político nem desejavam disputar as eleições. Queriam impressionar pelo comportamento, mudar os costumes dos que os cercavam para mudar-lhes a mentalidade.

Ídolos
Seus ídolos foram o escritor alemão Hermann Hesse, cujos livros concentravam-se em histórias orientais de iniciação, introspecção e à meditação nirvânica, o escritor Carlos Castañeda que relatava em seus livros a sua experiência com um índio mexicano, Don Juan, que se tornou seu mestre, sobre os “caminhos do conhecimento” e o poeta Dylan Thomas, um rompedor de regras.

O psiquiatra Wilhelm Reich que associava a agressividade humana à repressão sexual praticada contra os adolescentes e os jovens em geral por adultos que consideravam o sexo pecaminoso e imoral.   
       
A música eleita por eles foi o rock: Janis Joplin, Jim Morrison, The Who, Jimmy Hendrix, Bob Dylan, John Lennon e Joe Cocker foram seus principais expoentes. A peça musical Hair, os grandes concertos ao ar livre como Woodstock e o Festival da Ilha de Wight.

Outras características associadas aos hippies
  • Roupas velhas e naturalmente rasgadas, em oposição ao consumismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia a psicodelia, além de diversos outros estilos incomuns (tais como calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana).
  • Às vezes tocar músicas nas casas de amigos ou em festas ao ar livre.
  • Amor livre e sem distinções.
  • Ideais anarquistas de comunidades igualitárias e total liberdade não violenta.
  • Rejeição a produtos de beleza, giletes de barbear, xampus ou outros instrumentos artificiais.
  • Vida em comunidades onde todos os ditames do capitalismo são deixados de lado. Por exemplo, todos os moradores exercem uma função dentro da comunidade, as decisões são tomadas em conjunto, normalmente é praticada a agricultura de subsistência e o comércio entre os moradores é realizado através da troca. Existem comunidades hippies espalhadas no mundo inteiro; vivem para a subsistência.
  • O incenso e a meditação são parte integrante da cultura hippie pelo seu caráter simbólico da religiosidade oriental;
  • Culto pelo prazer livre seja ele físico, sexual ou intelectual.
  • Repúdio à ganância e à falsidade.
  • Eram adeptos do pacifismo e, contrários a guerra do Vietnã, participaram de algumas manifestações anti-guerra dos anos 60.
  •  Nos EUA, pregaram o "poder para o povo". Muitos não se envolvem em qualquer tipo de manifestação política por privilegiarem muito mais o bem estar da alma e do indivíduo, mas assumem uma postura tendente à esquerda, geralmente elevando ideais anarquistas ou socialistas. São contra qualquer tipo de autoritarismo e preocupados com as questões sociais como a discriminação racial, sexual, etc.
  • Misticismo.
Legado
O movimento hippie trouxe um mundo mais espiritualizado sem dogmas, respeito às diferenças, liberdade sexual, a não-discriminação das minorias e o ambientalismo.
http://assisprocura.blogspot.com.br/p/movimento-hippie.html
http://assisprocura.blogspot.com/
Postado por Assis Ribeiro às 17:36 http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gifhttp://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

5 comentários:
Tiago disse...
No início do texto você coloca "...sonhar e morrer, no qual o que importava era a revolução em beneficio do homem, em nome da liberdade." Quando li esse artigo:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2011/04/19/interna_politica,248538/novo-codigo-florestal-beneficia-15-deputados-e-tres-senadores-ruralistas.shtml

o qual alguns parlamentares propõe mudanças no código florestal, imaginei que o benefício seria em nome do homem (todos)e não de alguns!!! e por ai vai a vontade de nossos representantes na preservação da ecologia!!
Tiago disse...
Em relação a esta postagem, comparando com os dias atuais, vejo quase em 100%, uma inversão de valores, como havia dito em outra postagem atribuo isso a um comodismo da nossa geração!! Muitos pensam, poucos compartilham, e quase nada põe em prática!!
Assis Ribeiro disse...
Tiago,
Obrigado pelos comentários,
Essa indiferença dos jovens se deve a uma "lavagem" que o "sistema" promoveu; a "competitividade", o "hedonismo" alimentou o individualismo em detrimento do pensamento reflexivo , integral. As pessoas não conseguem mais enxergar um palmo nà frente do nariz.
Em breve estarei postando uma artigo bem interessante sobre isso.
Os políticos de uma maneira geral atendem a seus interesses pessoais e dos financiadores de campanha e do bolso deles.
Daí a importância de se lutar para "acordar" os jovens porque todas as grandes mudanças democráticas no mundo foram feitas por eles.
Sérgio disse...
Muito bom. Gostei. E mais, acho que há uma grande herança que andou um pouco latente e que começa a emergir novamente. Agricultura orgânica, permacultura, economia solidária, comunidades intencionais, ecovilas, tudo isso tem uma sementinha ali com os ripongas maravilhosos dos anos 60.
Há braços.
Assis Ribeiro disse...
Sérgio,
Acredito que o mundo caminha para o "ecologismo", que ré-edita algumas caracteríticas do movimento Hippie.
Abraços

8 comentários:

  1. Oi Assis, em falar em movimento hippie....
    Em setembro de 1981 , eu tinha 20 anos pra fazer 21 ,estive no Festival de Águas Claras em Iacanga, uma pequenina cidade do Estado de São Paulo e lá tivemos o nosso Woodstock em plena ditadura militar. Foi muito, muito bom.Inesquecível mesmo. O pasto da fazenda que abrigou o festival de música virou um mar de barracas e por lá ficamos acampados por 3 dias com muita música brasileira: Egberto Gismonti , Hermeto Pascoal,Gil, Raul Seixas, Alceu Valença, Moraes Moreira e muito mais gente que eu não me lembro... foi maravilhoso! Apesar dos protestos do meu pai , eu, meu irmão e cunhada (que deixaram o bebê de 3 meses com a minha mãe ... e hoje o bebê já tem 31 anos) e outros tantos primos e amigos nos mandamos para lá ... Incrível ...
    Dá uma olhada no vídeo que documentou exatamente a versão do festival que estive. Penso dar um bom post para o seu blog http://www.youtube.com/watch?v=3GNBHz0dwBw
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia... Lembro desse movimento como se fosse hoje... *---* abraço

    ResponderExcluir
  3. Olha aí meu blogger https://plus.google.com/u/0/103927557280161646601?wwc=1#103927557280161646601/posts?wwc=1 Obr...

    ResponderExcluir
  4. Existe comunidades hippies no Brasil?

    ResponderExcluir
  5. Existe comunidades hippies no Brasil?

    ResponderExcluir
  6. Existe comunidades hippies no Brasil?

    ResponderExcluir