quinta-feira, 7 de maio de 2020

Plexo

O sistema nervoso forma sobre o corpo humano uma rede de fios trançados que se alongam, tornando-se cada vez mais finos na proporção que avançam, formando gânglios ou plexos. O sistema nervoso subdivide-se em Cerebrospinal e Grande Simpático. 

Gânglios ou plexos.
- Plexo Craniano 
- Plexo Cervical 
- Plexo Braquial 
- Plexo Cardíaco
- Plexo Solar  
- Plexo Mesentérico 
- Plexo Sagrado 
- Plexo Hipogástrico

Plexo Cardíaco

Os gânglios cervicais são três pares localizados em cada lado das vértebras do pescoço, deles partindo os nervos que chegam ao coração. Juntamente com os ramos nervosos do pneumogástrico forma o conhecido Plexo Cardíaco.

Plexo Solar 

(também chamado cérebro do abdômen) O ganglio semilunar, que é a terminal que vem do grande nervo esplênico depois de atravessar o diafragma, colocando-se sobre a boca do estômago, forma uma colônia de gânglios entrelaçados denominados - Plexo Solar, com ramificações que vão ter ao estômago, intestinos, fígado, baço, rins e aorta.

Plexo Mesentérico 

Está situado no nível dos rins e é constituído pelos filetes que o formam, indo inervar os vasos da região e o intestino grosso.

Plexo Hipogastrico 

Esse plexo fica situado na região da bexiga e é formado pelos 4 pares de Gânglios Sagrados ou também chamados - Pélvicos. Este plexo é também chamado de Plexo Prostático.

Plexo formado pelos nervos. Os pares de nervos e plexos são:

Plexo Cervical 
Dos oito pares de nervos cervicais, dos quais partem da medula, os 4 primeiros formam o Plexo Cervical, ao lado do pescoço.

Plexo Braquial 
Os pares de nervos braquiais formam o Plexo Braquial que se prolonga para os nervos do braço.

Plexo Lombar 
Na região dos rins temos 5 pares lombares formando o Plexo Lombar, de onde parte o nervo crural que segue para a coxa.

Plexo Sagrado 
Na região do sacro temos 6 pares sagrados constituindo o Plexo Sagrado de onde sai o nervo ciático para as pernas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário