domingo, 21 de janeiro de 2018

O antilulismo como ferramenta de publicidade.

O antilulismo como ferramenta de publicidade.

O Brasil chegou ao fundo do poço quanto à normalidade jurídica e política.

Não há mais um sentimento de que as leis sirvam para controlar desmandos e, menos ainda, de que os juízes estejam garantindo o equilíbrio entre os diversas segmentos da sociedade através da aplicação, de forma equilibrada e isonômica, da legislação.
Quanto à política, também se tornou claro de que os nossos parlamentares já não atendem as demandas da sociedade.

E, o que ocorreu para que perdessemos a normalidade jurídica e política?

Para os estudiosos e para os que acompanham com atenção a cena política, houve a construção de um sentimento de anti-política. Desta forma, você observa que os partidos políticos estão fragilizados e, também, constata que não há mais liderança política, no Brasil e no mundo.

As estratégias de publicidade utilizadas para a construção do sentimento do antipartidarismo e do antipolítico.

Mecanicista. Técnica utilizada para condicionar as pessoas por meio da repetição de um mesmo slogan ou imagem. Essa reiteração, no caso abordado por este artigo, visou uma consequente reação negativa da população a tudo o que se relaciona com a política representativa, seja um partido ou seus políticos.

Persuasiva. Essa técnica utilizada na publicidade visa colocar um produto acima dos "seus concorrentes". São veiculadas informações constantes com as características positivas do produto que se quer vender e o negativismo do que se quer suplantar. A intenção aqui era colocar o chamado "mercado" como solução dos problemas de um país e a política como fonte dos desmandos.

Projetiva. Técnica utilizada para apresentar produtos que correspondem aos interesses ou às opiniões desses indivíduos. Daí a ideia que se fixou na sociedade de que tudo o que seja originado do "mercado" é moderno e tudo que seja venha da representatividade pública é antiquado, ultrapassado. A deia, repetida pela mídia à exaustão, de que o "gestor" é melhor do que o "político".

Sugestiva. Essa técnica condiciona o público da forma mais vil possível, manipulando as informações para atingir, de modo criminoso, a ansiedade, o medo, a angústia ou o estresse da população para poder atingi-la por meio da criação de um lado "do bem" contra o outro lado "do mal", metodologia reconhecidamente utilizada para iludir e manipular uma população.

Essas técnicas desescritas acima alimentaram o sentimento de desordem e trouxe, como conseqüência, mais nefasto ainda, um sentimento de ódio, não muito característico em nossa sociedade.

O antilulismo é o ataque final do sistema, é a lápide que se quer colocar para fechar qualquer noção de que o país deve ser gerenciado pelo político "partidário" representante do povo e não pelo político representante do mercado.

O antilulismo porque ninguém melhor do que Lula na representação do ideário de um líder de abrangência nacional. Um representante da população com visão de nacionalidade e de representatividade coletiva. Aquele líder que efetivamente se enquadra no princípio democrático expresso, de logo pela sua importância e preemência, no artigo primeiro da Constituição Brasileira que estabelece: "todo poder emana do povo, em seu nome é exercido, de forma direta ou indireta através de seu representante escolhido pelo voto"

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