sábado, 30 de agosto de 2014

Deu no Buzzfeed: 12 coisas que não existiam há 12 anos


O Seja Dita Verdade (link is external) fez um post lá no Buzzfeed (link is external) sobre as 12 coisas que podem parecer suuuper comuns pra gente, mas que não existiam há 12 anos. A gente adorou a ideia e copiou o post cá pro Muda Mais. Tem um monte de coisa que a gente acha que já existe há tempos, mas são resultados de políticas públicas do Governo Federal após a eleição de Lula e Dilma. Bora conferir?

1. Facebook



2. Smartphones
No Brasil, cresceu 110% a venda de smartphones em 2012, segundo Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). E isso influencia bastante nos desejos da classe média: segundo pesquisa do Serasa Experian, a Classe C brasileira deseja mais tecnologia e conhecimento no próximo ano.



3. SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende, atualmente, 72% da população brasileira. (link is external)No projeto de governo de Dilma, a ideia é atingir 100% dos brasileiros. Isso faz parte de um projeto ousado do país, que garante atendimento universalizado, através do SUS, para todos os cidadãos.



4. Brasil sediando grandes eventos
Já tá comprovado: A Copa das Copas foi o maior evento esportivo já realizado no país. E foi um sucesso!



5. Alunos de baixa renda alcançando a universidade
O Prouni revolucionou a vida de milhões de brasileiros. Foram 3 milhões de brasileiros atendidos pelo programa e pelo FIES. Agora, os brasileiros podem contar a sua história e falar sobre o Brasil que Conquistamos (link is external), com inclusão real através do direito.



6. Distribuição de Renda
O Bolsa-Família já mudou a vida de milhões de brasileiros, ajudou a erradicar a pobreza extrema e o trabalho infantil. Ele é reconhecido pela ONU como um dos programas mais importantes da história para a inclusão social dos brasileiros.



7. Alunos de baixa renda fazendo intercâmbio
E o Ciência Sem Fronteiras? O programa já atendeu mais de 83 mil brasileiros e, recentemente, Dilma anunciou a sua segunda fase. São brasileiros estudando no exterior!



8. Emprego
A situação atual é de pleno emprego: o país atingiu 4,3% de desempregados, uma taxa histórica para o Brasil. Dá até pra esquecer aquela, época de desemprego da gestão do FHC, né?



9. Energia elétrica em todas as casas
O Brasil hoje tem uma matriz energética que garante o atendimento a todos os brasileiros. Foram anos de ações de prevenção para evitar os racionamentos, tão comuns na época FHC.



10. Ensino Técnico
O Pronatec mudou a cara do ensino técnico no país: 7,4 milhões de inscritos, o que garante qualificação profissional de ponta para diversos setores do país. (link is external)



11. Abastecimento de água no período de seca
Obras no Nordeste também mudaram a realidade daquele povo. Foi assim com a transposição do São Francisco, além de ações de combate à seca, como a construção de reservatórios e cisternas.



12. Salário Mínimo
Lembra quando o salário mínimo era de R$ 200? Não? O aumento do salário representa a luta do trabalhador pela valorização salarial acima da inflação. Nos últimos 12 anos, ele triplicou. Mas tem candidato que acha que o salário tá muito alto, viu?
 http://www.mudamais.com/daqui-pra-melhor/deu-no-buzzfeed-12-coisas-que-nao-existiam-ha-12-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário