sábado, 8 de junho de 2013

Descoberta científica demonstra porque a acupuntura funciona!


Pesquisa inovadora mostra que a inserção de uma agulha de acupuntura na pele perturba o ponto de ramificação dos nervos chamados fibras C. Estas fibras C transmitem baixo grau de informação sensorial em distâncias muito longas, usando células de Merkel como intermediários. Dr. Morry Silberstein, da Universidade de Tecnologia Curtin vai publicar sua pesquisa no Journal of Theoretical Biology ainda este ano.

Nós nunca tivemos uma explicação científica de como a acupuntura realmente funciona, disse ele. Na ausência de uma fundamentação científica, a acupuntura não tem sido amplamente usado na comunidade médica. Se pudermos explicar cientificamente o processo, podemos abri-la ao escrutínio científico completo e desenvolver maneiras de usá-la como parte de tratamentos médicos.

Dr. Silberstein menciona que eles sabem, há algum tempo, que os pontos de acupuntura apresentam menor resistência elétrica do que outras áreas próximas da pele. Sua pesquisa especificamente aponta que as fibras C, na verdade, se ramificam exatamente em pontos de acupuntura. Os cientistas não sabem exatamente qual papel as fibras C desempenham no sistema nervoso, mas o Dr. Silverstein teoriza que o feixe de nervos existe para manter a excitação ou a vigília. A inserção da agulha de acupuntura interrompe este circuito e entorpece nossa sensibilidade à dor.

A Acupuntura para o alívio da dor está sendo ensinada a médicos americanos da Força Aérea enviados para o Iraque e o Afeganistão (2009) pelo Dr. Richard Niemtzow MD, PhD, MPH e editor de Acupuntura Médica. Sua técnica chamada de “Battlefield Acupunture” ou “Acupuntura de Campo de Batalha” alivia a dor por vários dias e é uma variação da acupuntura, que insere agulhas muito pequenas, semi-permanentes em pontos de acupuntura específicos sobre a pele da orelha que bloqueia os sinais de dor, não deixando que estes alcancem o cérebro.

“Este é um dos mais rápidos atenuadores de dor existentes,” disse o Dr. Niemtzow, que é o Consultor para a medicina complementar e alternativa para o Cirurgião Geral da Força Aérea, e é afiliadó a Universidade Militar de Ciências da Saúde em Bethesda. “A dor pode ir embora em cinco minutos.”

Levou um bom tempo para a medicina ocidental  abraçar a acupuntura, ainda que tenha sido introduzida no início dos anos 1970, depois que contatos com a China melhoraram.

Professor Tsuei menciona: "Em 1972, o respeitado New York Times James Reston foi submetido a uma apendicectomia de emergência, enquanto estava na China. Ele escreveu mais tarde sobre o tratamento de acupuntura para dor pós-operatório, que foi muito bem sucedida. Este relatório atraiu a atenção e muitos médicos americanos e pesquisadores foram à China para observar e aprender técnicas de acupuntura."

Desde então, poucos estudos controlados foram feitos no Ocidente. Pesquisadores de Yale demonstraram a sua eficácia para a dependência de cocaína em 2000 e publicaram suas descobertas na edição de14 de agosto do Archives of Internal Medicine (Arquivos da Medicina Interna).

Um pesquisador norte-coreano, Kim Bonghan, publicou trabalhos no início de 1960 e sua pesquisa foi confirmada pelos pesquisadores japoneses Fujiwara e Yu em 1967. Infelizmente sua pesquisa levou quase 40 anos para ser confirmada por meio de estudos feitos em ratos, coelhos e porcos com fotografias estereomicroscópicas e elétrons microscópicos.
 
A foto mostra a incrível imagem estereomicroscópica de meridianos da acupuntura

“Assembléias de estruturas tubulares 30-100 micro-metros de largura (células vermelhas do sangue possuem 6-8 micro-metros de diâmetro). Aparentemente, essas estruturas permaneceram desconhecida por muito tempo, porque elas são quase transparentes e tão finas que eles são pouco visíveis, com ampliação de baixa microscópia cirúrgica. Elas também são facilmente confundidos com fibrina, que coagula e obscurece estas estruturas quando há sangramento em tecidos dissecados. Agora que elas foram redescobertas, os pesquisadores estão investigando sua composição e função. As estruturas tubulares que formam canais Bonghan contêm um líquido que flui, que inclui o ácido hialurónico abundante, uma substância que amortece e lubrifica as articulações, dos olhos, da pele e até mesmo válvulas cardíacas. Também visível nas fotos, pequenos grãos de DNA ou microcélulas cerca de 1-2 micro-metros de diâmetro que contêm material cromossômico altamente reativas às manchas de células-tronco de anticorpos. Quando estas células foram isoladas e, em seguida, induzidas a diferenciar-se, elas cresceram em células de todas as três camadas germinais. Estes podem ser fonte natural do nosso corpo de células-tronco pluripotentes adultas, com o potencial de se transformar em qualquer célula do corpo.”

Pesquisadores russos em 1991 no Instituto de Medicina Clínica e Experimental em Novosibirsk, na URSS, em um projeto de pesquisa com duração de vários anos, descobriram como o corpo humano conduz a luz. Eles descobriram que a luz conduzindo a capacidade do corpo humano só existe ao longo dos meridianos, e pode entrar e sair somente ao longo dos pontos de acupuntura. Dr. Kaznachejew, um professor de física disse:

“Isto parece provar que temos um sistema de luz transferal em nosso corpo como fibra óptica. Afigura-se que a luz pode viajar, mesmo quando o canal de luz é dobrado ou totalmente torcido. A luz parece ser refletida a partir da superfície interna, e parece se movimentar em algum tipo de ziguezague. Pode-se explicar esta teoria tradicional electromagnética através de luz à medida que é usada em comunicações de fibra óptica.”

Este achado foi confirmado por um estudo de 1992 no Jornal de Medicina Tradicional Chinesa e um estudo de 2005 no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, onde moxabustão e termografia infravermelha foram utilizadas para traçar os caminhos dos meridianos.

Pode haver, afinal, um “Corpo de Luz.”

Estudos:
Um estudo controlado randomizado de Acupuntura Auricular para Dependence.S cocaína. Kelly Avants, PhD; Arthur Margolin, PhD; Theodore R. Holford, PhD; Thomas R. Kosten, MD Arch Intern Med. 2000; 160:2305-2312.
Efeitos imunomoduladores da acupuntura no tratamento da asma alérgica: um estudo randomizado controlado Study.Stefanie Joos, MD Departamento de Anestesia da Universidade de Heidelberg, Heidelberg, Alemanha.

Pesquisas:
Meridianos conduzem luz pelo Dr. Sergei Pankratov, Moskow, Publicado por Raum e Zeit, Alemanha, 1991.Translated do alemão por Wolfgang Mitschrich
Canais Bonghan em Acupuntura Por David Milbradt, laca, Acupuntura Hoje
Bonghan duto e Acupuntura Meridian como Canal óptico de biofóton
Curtin University of Technology Estas fibras C transmitem baixo grau de informação sensorial em distâncias muito longas, usando células de Merkel como intermediários.
Evidências científicas para apoio de Acupuntura e Teoria Meridian professora Julia J. Tsuei MD, FACOG
Acupuntura médica ganhando aceitação pela Força Aérea dos EUA
Acupuntura é um promissor tratamento para o vício em cocaína, descobriram os pesquisadores de Yale.

2 comentários:

  1. Funciona mesmo!!! Tamiris

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito muito nas terapias orientais, não é a toa que é uma arte milenar e ainda usada nos dias atuais!!

    ResponderExcluir