sábado, 13 de abril de 2013

Os problemas brasileiros da criminalidade


Os problemas brasileiros da criminalidade, do excesso da atuação das polícias,  do desequilíbrio nos julgados da nossa justiça e até no modelo de economia que não desgruda do que era na colônia, os latifundios e a economia presa à ela, são frutos da nossa falta de cidadania.

Enquanto não vermos os problemas dos outros como se fossem nossos, enquanto não cairmos, nós ou nossos filhos, nestas armadilhas continuaremos neste mesmo modelo.

Por isso reformas estruturais são urgentes e necessárias.

Uma delas é se quebrar o oligopólio da informação e diversificar os pontos de vistas difundidos.

Outra é avançar com mais rapidez no outro processo de conhecimento, além do que nos é dado mastigado pela mídia, que é a educação como formadora de opinião, a obrigatoriedade da matéria filosofia já é um começo.

Outra reformar o modelo judicial e policial.

Por fim, as reformas política para permitir uma representatividade mais direta da população nas decisões e diversificar a representação do nosso parlamento e a fiscal para, entre outras coisas, onerar mais para quem tem mais e redistribuir de forma inteligente para sanar os nossos problemas crônicos de educação, saúdes, saneamento e transportes.

Esses são elementos essenciais para a população começar a se sentir cidadão exercer a nossa cidadania.

E que, dentro do neoliberalismo não será feito.

Os países chamados desenvolvidos o são porque em determinado momento aprenderam a exercer a suas cidadanias e essa condição foi adquirida quando os seus Estados exerceram fortíssimo papel; com o New Deal americano e com a social democracia europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário