sábado, 13 de abril de 2013

Paradigmas em crise

Há, portanto, momentos em que os paradigmas entram em crise. Isto ocorre quando eles não conseguem mais fornecer orientações, diretrizes e normas capazes de nortear o trabalho científico. 

Os problemas deixam de ser resolvidos conforme as regras vigentes - para cada problema solucionado vão surgindo outros de maior complexidade. A certa altura, o efeito cumulativo deste processo entra num período de crise:

não tendo mais condições de fornecer soluções, os paradigmas vigentes começam a revelar-se como fonte última dos problemas e das incongruências, e o universo científico que lhes corresponde gradativamente converte-se num amplo sistema de erros, onde nada pode ser pensado corretamente. 

A partir daí, outros paradigmas emergem no horizonte científico - e o processo em que eles aparecem e se consolidam constitui o que Kuhn chama de revolução científica. 

O Direito em sua matriz juspositivista kelseniana vem sendo discutido não é de agora, e trabalhos das mais diversas áreas das ciências humanas apontam para as condições de mudança e complexidade na realidade social.
(FREITAS FILHO, p. 37-38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário