quinta-feira, 10 de maio de 2012

Khalil Gibran (3)


A prece

Deus não escuta as vossas palavras, exceto as que Ele mesmo pronuncia através dos vossos lábios.
Eu não posso ensinar – vos as preces dos mares, das florestas, das montanhas.
                                                                                                                    
Prazer

O prazer é uma canção de liberdade, mas não é a liberdade.

Arrogância

Mas, falai-me, quem é aquele que pode ofender o espírito?
O rouxinol ofende o silencia da noite, ou o vaga – lume, as estrelas?
Achais vós que o espírito é um lago parado que podeis perturbar com uma vara?

Deus

E se conheceres a Deus, que Ele não seja, portanto, o que resolve charadas.
Mas olhai ao vosso redor e O vereis caminhando nas nuvens, estendendo Seus braços no relâmpago e descendo com a chuva.
Vós O vereis sorrindo nas flores e elevando – se e abanando Seus braços nas árvores.

A Procura

“Estranho, estranho, amante das alturas inatingíveis, por que vives tu entre os picos, onde as águias fazem seus ninhos?
Por que buscas o inatingível?
Que tempestades prendes na tua rede. E que pássaros vaporosos caças no céu?
Vem e sê um de nós.
Desce e mata a tua fome com o nosso pão e mitiga tua sede com o nosso vinho”.
Na solidão de tuas almas, eles me disseram estas coisas.

E eu cacei apenas vossos seres mais amplos que caminham no céu.
Mas aquele que caçou também foi caçado;
Pois muitas de minhas flechas deixaram meu arco apenas para buscar meu próprio peito.
E aquele que voou também rastejou;
Pois quando minhas asas se abriram ao sol, sua sombra sobre a terra foi uma tartaruga.
E eu, aquele que crê, também duvidei;
Pois muitas vezes pus meu dedo em minha própria ferida para que eu pudesse ter maior fé em vós e maior conhecimento sobre vós.

Paciência

Paciente, mais do que paciente é o capitão do meu navio.
O vento sopra, e impacientes estão as velas;
Até mesmo a quilha pede uma direção;
Ainda assim, calmamente, meu capitão espera meu silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário