8 tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar completamente, segundo a psicologia
Algumas pessoas podem drenar sua energia emocional. Identificar esses comportamentos tóxicos e se afastar delas é essencial para preservar seu bem-estar e saúde mental.
Lídia Gabriella
Florianópolis 26/11/2024
Conviver com algumas pessoas pode ser exaustivo. Aqueles indivíduos que, sem querer, parecem drenar nossa energia emocional, deixando-nos cansados, estressados e até irritados. Por isso, a psicóloga Tara Whitmore revelou oito tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar.
Conforme Tara, é possível que a convivência com alguns indivíduos podem impactar o bem-estar das pessoas. Veja quais são abaixo:
Tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar.
1. Aquelas que reclamam demais
Você já se deparou com alguém que parece sempre ter algo com o que reclamar?
Pessoas que reclamam constantemente não só resiste às situações positivas, mas também consegue transformar qualquer momento de leveza em algo negativo.
Sua constante negatividade se espalha rapidamente, deixando-o emocionalmente exausto, como se cada pequena conversa fosse uma oportunidade para desabafar.
2. Pessoas competitivas
Existem alguns indivíduos que por mais que você compartilhe suas experiências, sempre tem algo melhor para contar.
Esse comportamento pode ser extremamente cansativo, já que a convivência com essas pessoas faz você sentir que suas próprias experiências nunca são suficientes. Estar ao lado de alguém que constantemente diminui suas conquistas e transforma cada conversa em uma competição emocional pode ser um grande dreno energético.
3. O vampiro de energia
Os vampiros de energia não são necessariamente pessoas negativas, mas há algo em seu comportamento que suga a vitalidade dos outros. Eles exigem atenção constante, pedem ajuda o tempo todo e estão sempre necessitando de um apoio emocional sem nunca retribuir.
4. Pessoas dramáticas
Se você conhece alguém que está sempre no centro de uma crise ou conflito, talvez tenha identificado “o dramático”. Pessoas assim vivem em um turbilhão constante.
5. Aqueles que criticam tudo
Críticas construtivas são essenciais para o crescimento pessoal, mas esses indivíduos vão, além disso. Ele nunca está satisfeito com nada. Seus olhos estão sempre focados no que está errado, nunca no que está certo.
6. O culpado
Os culpados têm um talento único para transferir a responsabilidade pelos seus sentimentos para os outros. Se estão chateados, é porque você fez algo para desagradá-los. Se estão infelizes, é sua culpa.
7. A vítima
Estar perto de alguém que constantemente se coloca como vítima pode ser frustrante. A energia que você investe tentando ajudá-la ou justificar suas atitudes é muitas vezes desperdiçada, sem qualquer mudança de comportamento.
8. O narcisista
Eles exigem atenção constante e são experts em manipulação emocional, fazendo você se sentir culpado por não satisfazer suas expectativas.
Artigo completo:
https://ndmais.com.br/comportamento/8-tipos-de-pessoas-de-quem-vale-a-pena-se-afastar-completamente-segundo-a-psicologia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário