quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

5 tipos de felicidade que podemos experimentar ao longo da vida (continuação)

5 tipos de felicidade que podemos experimentar ao longo da vida (continuação)
de Autor Ricardo, meuvalordigital.com.br
26 de December de 2023

Os estágios da felicidade

Ao longo das distintas fases da vida, as fontes primárias de felicidade passam por transformações significativas. O que nos trazia alegria aos cinco anos provavelmente não terá o mesmo efeito aos 25, e essa dinâmica continua evoluindo aos 35, 45 e assim por diante.

Dessa maneira, torna-se muito importante compreender em qual estágio de felicidade nos encontramos e por que algo do passado já não desperta mais essa alegria.

1. Estágio inicial da felicidade

Nossos primeiros encontros com a felicidade ocorrem na infância. Embora poucos se recordem dessas experiências antes da linguagem verbal, ao observarmos as crianças, podemos identificar sua natureza inata de alegria. Expressar sentimentos de alegria, amor e felicidade é considerado o estado natural e espontâneo nesse estágio.

2. Estágio da felicidade socializada

A partir do momento em que aprendemos a pronunciar o “NÃO!”, iniciamos o processo de socialização. Crescendo, internalizamos as regras impostas pelos pais, escola, comunidade e sociedade, aprendendo a aceitar recompensas e punições emocionais associadas a essas normas. O feedback emocional, positivo ou negativo, molda nossa visão de nós mesmos e do mundo.

3. Estágio da felicidade condicional

Totalmente socializados, internalizamos as regras, evitando o “não deveria” e aderindo ao “deveria”. Nossa felicidade torna-se condicional, baseada em reconhecimento, elogios, atração e feedback positivo. A autoavaliação e as emoções vinculadas a críticas moldam nossa percepção da felicidade.

4. Transição para a felicidade

Assim como nos rebelamos na adolescência, agora rebelamo-nos contra crenças e comportamentos internalizados. Esta rebelião consciente busca superar pensamentos negativos e julgamentos que impedem a expressão natural do amor. Meditação, ioga e leituras de autoajuda tornam-se meios para se libertar desses padrões de pensamento negativos.

5. A felicidade autêntica

As pessoas que que transcendem as formas condicionais de felicidade experimentam a autenticidade. Expressar alegria, gratidão, amor e respeito não está mais condicionado a estímulos externos. Tornou-se uma mentalidade, perspectiva e estado emocional cultivados internamente, proporcionando uma alegria e liberdade semelhantes às da infância. Nesse estágio, a felicidade é genuína e intrínseca, não mais refém de condições externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário