É possível defini-la de várias maneiras: como uma energia, uma forma de ver o mundo, uma filosofia de vida, um exercício de introspecção. Ela é, de certa forma, uma questão de fé, uma energia que nos faz conectar com nós mesmos e com a essência das coisas (e das pessoas).
Quando aproveitamos a nossa espiritualidade para resolver problemas ou para identificar o caminho que devemos seguir, então estamos falando de inteligência espiritual.
E a inteligência espiritual?
A espiritualidade também se relaciona com a inteligência espiritual, uma capacidade que nos permite dar um valor às nossas vidas.
Danah Zohar e Ian Mashall, pesquisadores e autores do livro Inteligência Espiritual (2001) definiram este conceito como ‘a capacidade que nos permite enfrentar e resolver problemas de significados e valores, ver a nossa vida em um contexto mais significativo e, ao mesmo tempo, determinar qual ação ou caminho é o mais valioso para a nossa vida’.
Quando trazemos à tona a nossa faceta mais espiritual, diferentes coisas acontecem: passamos a nos conectar mais com as pessoas, com a essência das coisas e, sobretudo, com nós mesmos. Afinal, a espiritualidade é, por sua vez, uma capacidade que nos permite ir além do visível.
Por isso, reflita sobre esse conceito através de uma seleção que fizemos de frases sobre a espiritualidade.
“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana”. (Teihard de Chardin)
Uma frase muito profunda que brinca com as palavras; afinal, todos nós, de certa forma, abrigamos uma certa espiritualidade e, através dela, vivemos.
“Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual”. (Buda)
Muitas vezes, a vida espiritual é necessária para nos conectarmos com nós mesmos e com “o que não se vê”. Ela nos permite nos desconectar da realidade externa e olhar para dentro de nós.
“A jornada espiritual é individual, altamente pessoal. Não pode ser organizada ou regulada. Não é verdade que todos deveriam seguir um caminho. Escute a sua própria verdade”. (Anônimo)
Cada um tem o seu próprio caminho, que vai definindo durante a jornada. Não há dois caminhos iguais, assim como não há duas pessoas iguais.
“Espiritualidade não é adotar mais crenças e suposições, mas sim descobrir o que há de melhor em você”. (Amit Ray)
Embora a espiritualidade também tenha a ver com as crenças e com o pensamento, na verdade, não há melhor maneira de se conectar com ela do que se conectar com essa parte não tangível de nós mesmos (e isso ocorre ao conhecermos a nós mesmos).
“Realização é simplesmente dar vida a algo dentro de nós mesmos”. (Anônimo)
Sentir-se realizado implica se conectar com o que nos apaixona. E a paixão muitas vezes tem a ver com a conexão com a nossa essência.
“É através da gratidão pelo momento presente que a dimensão espiritual da vida se abre”. (Eckhart Tolle)
A gratidão é um valor e, ao mesmo tempo, uma capacidade que nos permite nos conectar com o que temos e somos, mostrando que somos gratos por isso.
“As pessoas só vêem aquilo que estão preparadas para ver”. (Ralph Waldo Emerson)
Nossas crenças nos influenciam e nos ajudam a expandir a nossa perspectiva diante das coisas, mas também a limitam. E a espiritualidade, embora às vezes se afaste do “terreno”, também tem muito a ver com essas crenças.
“Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado”. (Tao Te Ching)
Conhecer os outros nos proporciona aprendizado e conhecimento e não há nenhum problema nisso. Porém, não há nada como conhecer a si mesmo.
Artigo completo:
https://amenteemaravilhosa.com.br/frases-espirituais-para-refletir-e-viver-com-paz-interior/?utm_source=pocket_mylist
Nenhum comentário:
Postar um comentário