Odorico Paraguaçu é a síntese do Brasil profundo.
Odorico (os mais jovens vejam aí no YouTube) era e é a síntese do Brasil profundo. Seu grande projeto era inaugurar um cemitério novo na cidade. Seu grande obstáculo, a falta de defuntos. Sua grande marca, a retórica ao mesmo tempo cafona, grandiloquente e vazia de seus pronunciamentos.
(...)
O Brasil tem uma tradição de estar sempre se transformando para manter-se essencialmente igual. E nunca tivemos tantos Odoricos a plenos pulmões.
(...)
Às vezes vejo o noticiário e as análises sobre ele como um grande roteiro de dramaturgia, onde os protagonistas não vocalizam suas reais convicções, mas encarnam cada vez mais o personagem que acreditam representar.
Decisões são tomadas ou não tomadas não porque sejam as mais corretas, mas porque são as que combinam mais com o personagem a quem cabe decidir. Então, não se trata mais de decidir. De avaliar. De julgar. Trata-se de compor um personagem para a plateia?
A vida pública é e sempre foi um palco e a teatralização é inevitável. Certa vez, perguntaram ao ex-presidente Bill Clinton como ele definia a política. Ele respondeu:
– A política é igual a Hollywood, só que com gente feia.
A grande questão dos nossos dias não é se a teatralização dos debates públicos é boa ou ruim, já que em algum sentido isso é uma característica inerente a essa atividade. O ponto sensível é saber se os protagonistas –e aqui não apenas os políticos, mas todos que participam do debate, inclusive a mídia– devem ou não agir de acordo com roteiros pré-programados e apenas performarem um papel estabelecido por uma dramaturgia esquemática ou se esse teatro comporta também improvisos, cacos, uma certa rebeldia autoral.
(...)
No mundo real, a existência de Odoricos representa uma renúncia àquilo que é mais valioso nas democracias: a coragem de agir de acordo com a própria consciência, sem os grilhões dos roteiros pré-estabelecidos que podem arrancar aplausos efêmeros. Mas a vida real exige mais do que performances teatrais.
(...)
Odorico era uma deformação, mas na medida em que todos seguiam e se posicionavam a partir da narrativa proposta por ele, no final das contas eram todos parte do mesmo elenco.
(...)
Mario Rosa, poder360.com.br
26 de Fevereiro de 2018
Artigo completo:
https://www.poder360.com.br/opiniao/brasil/odorico-paraguacu-e-a-sintese-do-brasil-profundo-analisa-mario-rosa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário