A ilusão da verdade é um mecanismo pelo qual alguém chega a acreditar que algo é verdade, sem ser. De fato, não só chega a acreditar, mas também defende como certo. Além disso, fecha qualquer possibilidade de considerar que a informação ou fato seja falso.
O efeito de ilusão da verdade acontece porque existe uma falha em nosso processamento da realidade. Temos a tendência de qualificar como verdadeiro aquilo que nos é mais familiar. Deste modo, tudo o que alude a algo que já conhecemos nos parece mais certo.
“Uma mentira não teria sentido se a verdade não fosse percebida como perigosa”.
– Alfred Adler –
A ilusão da verdade e da memória implícita.
A ilusão da verdade ocorre sem a colaboração da memória explícita e consciente. É um resultado direto da memória implícita, um tipo de memória que utiliza as experiências prévias para a execução de tarefas. Uma estratégia de nossa mente para economizar esforços.
A ilusão da verdade e a manipulação
A ilusão da verdade tem muitos efeitos problemáticos. Entre eles, torna realidade uma velha ordem postulada pelos nazistas. É aquela que diz: “Uma mentira repetida mil vezes se converte em verdade”. Um enunciado que se repete, sendo falso, tende a ser percebido com verdadeiro. A maioria das pessoas não tem interesse, e às vezes tampouco as ferramentas para verificar se algo é certo ou não.
Não se anula a lógica
Um aspecto importante é que a ilusão da verdade, por mais força que tenha, não anula o raciocínio lógico. Isso quer dizer que sempre temos a capacidade de seguir processos que nos permitem entender o que é falso e o que é verdadeiro.
Também significa que o poder de manipulação sobre nossa mente é limitado. Ele só nos prende com a ilusão da verdade quando decidimos não usar outras faculdades mais elevadas de raciocínio. Se decidirmos usá-las, a ilusão da verdade se dilui.
Como você pode ver, seria interessante questionar os aspectos mais importantes da realidade, e nos perguntarmos por que acreditamos no que acreditamos. Pensamos que algo é verdade por que já ouvimos a respeito várias vezes, ou realmente porque há evidências que indicam isso?
Do site amenteemaravilhosa.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário