segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Sem Ciro, a esquerda perde

Única possibilidade da esquerda chegar ao segundo turno é com Ciro Gomes.

Isso por consequência da manutenção do nome de Lula como candidato, quando, desde o início do processo de Moro, era claro todo o movimento da justiça era para condenar e impedir a candidatura de Lula.

Vimos em cada passo, em cada ato, havia um emparelhamento com tudo o que a mídia precedia, deixando claro que se tornara um processo partidário, com direção certa, com um objetivo concreto e pré-definido.

O julgamento de Lula nunca foi um processo em que se buscavam os fatos para se concluir uma idéia. Setores da justiça estão se lastreando pela mídia, formando ideias e a partir dessa idéia pré-concedida ir atrás de criar as fundamentações. É a conclusão antecipada procurando as premissas e não as premissas formando a conclusão.
Isso não é justiça, não é processo, isso é inquisição.

Vinha analisando sobre este  movimento covarde da justiça e alertando aos colegas aqui do blog. Alguns não entenderam e reagiram com violência.

O erro do PT foi  não ter separado o julgamento de lula com a campanha política. Neste sentido a derrota de Lula na justiça soará na população como derrota da campanha política do PT. A direita saberá explorar com perfeição esse link.

O fato é que sem Ciro, estarão no segundo turno Bolsonaro e um candidato pela direita.

Parece que o PT se deu conta disso. Alguns blogs com penetração no PT vêm lançando balões de ensaio no sentido de se testar a chapa Ciro/Haddad.

Amigos, política é jogo pesado, não é converscote de chá da 5.
Análise política não é declarar preferências, não é proceder como torcedor. Analisar é observar sem paixões e com equidistância os fatos presentes e passados para apontar possíveis acontecimentos para deles se alterar rotas ou mantê-las.

A partir do momento em que o PT manteve o nome de Lula como candidato e outros partidos optaram pelo direito a lançar seus candidatos próprios, fechou-se a oportunidade da esquerda apoiar outro nome que viesse pela sigla do PT.
A única possibilidade de haver uma conversão de apoio a uma chapa pela esquerda para que chegue ao segundo turno, óbvio que é escolhendo aquele nome que está na dianteira nas pesquisas de intenção de voto. Espero que não seja tarde para essa tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário