domingo, 26 de novembro de 2017

Povo macunaímico

Como somos bobos, mais que macunaímicos, talvez um povo "Zé Carioca", como nos pintou o desenho americano - um povo bobo que se acha experto.
Enquanto por aqui os subsídios, a proteção às nossas empresas nacionais e a obrigatoriedade do conteúdo nacional receberam ataques por todos os lados, esta semana vazou na imprensa o lobby do governo inglês para beneficiar empresas inglesas no pré-sal e agora a matéria sobre a economia que mais cresce nos últimos 20 anos e a sua forte proteção por parte do governo. Os bobos Zé Carioca ao defenderem o neoliberalismo, a desregulamentação, o "laisser-faire", acham que há chance de competição entre as empresas em formação dos emergentes e as já consolidadas empresas dos grandes players. Ou são Zé Cariocas,  ou pior, vendilhões das nossas riquezas. A matéria é bem interessante, vale a pena ler tudo, principalmente para quem pensa que a China é uma economia de mercado.

Saiu no maior jornal Francês Le Figaro:

"Desta forma, o risco é de uma avalanche de produtos "Made in China", fortemente subsidiados, inundarem o mercado europeu. As consequências seriam catastróficas para o emprego. Só na França serão suprimidos 300 mil empregos, prevê o jornal conservador."

http://m.br.rfi.fr/geral/20160113-china-pode-engolir-3-milhoes-de-empregos-europeus-se-considerada-economia-de-mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário