terça-feira, 23 de maio de 2017

Diferenças

"Dando um salto epistemológico da origem desse conhecimento à sua validade atual, na guerra ideológica, nomeadamente desde a Revolução Francesa em 1789, a direita confia que as desigualdades sociais possam ser diminuídas à medida que se favoreça a competitividade geral. Minimiza a proteção social e maximiza o esforço individualista de competição. A esquerda prioriza a proteção altruísta dos derrotados na competição social. Na escolha entre a competitividade e a solidariedade, prioriza esta última.

O termo altruísmo designa uma atitude solidária oposta ao egoísmo, que a direita aponta como a maior característica humana. É parecido com “o amor ao próximo”, abordado pelo cristianismo, mas se distingue dele porque não está baseado no sobrenatural. O altruísmo não é uma característica exclusiva do ser humano, pode também ser encontrada nos animais, especialmente nos mais evoluídos.

O que define a posição de direita é a ideia de que a vida em sociedade reproduz a vida natural, com sua violência, hierarquia e eficiência. Se os homens são seres biológicos desiguais, devem submeter-se à lei do darwinismo social. Segundo essa concepção, a sociedade mercantil faz também a seleção, neste caso “social”, entre os indivíduos vencedores que podem se desenvolver e os perdedores que podem apenas sobreviver.

A regra de ouro da direita é: “quem melhor se adapta ao meio ambiente econômico enriquece, inclusive dando continuidade a sua dinastia”. O homem de direita, acima de tudo, preocupa-se com a defesa da tradição e da herança das propriedades.

Já a atitude de esquerda pressupõe que a condição humana é fundada pela negação da herança natural. A sociedade se desenvolve, opondo-se às forças cegas da natureza. Nada mais parecido com o livre-mercado do que a livre-natureza. Quem acredita na essência humana como essencialmente egoísta e imutável se posiciona à direita."

Um resumo fora do contexto original de um artigo de  Fernando Nogueira da Costa, "Re-evolução", no site GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário