quinta-feira, 2 de março de 2017

Matéria Sutil, origem de tudo

E aí temos o planeta Terra que, analogamente encerra os mesmos elementos que deram origem ao sistema solar. Possui ar em sua atmosfera, terra formando sua crosta,  água formando mares, lagos e rios, e o fogo no seu interior (magma).

O elemento terra possibilita dar forma à vida, e a sua primeira manifestação ocorre através do reino mineral com ausência de qualquer movimento dinâmico. O elemento água amolece e molda a terra oferecendo condições para que os minerais mais avançados comecem a migrar para o reino vegetal, o que se processa de maneira lenta, gerando seres metade mineral, metade vegetal, que aos poucos vão se estabelecendo no reino vegetal, surgindo assim o primeiro movimento dinâmico da forma e a sua possibilidade de crescimento.

Agora são dois reinos da natureza, cada um seguindo sua marcha, apesar de estarem interligados, pois o vegetal precisa se alimentar da terra com seus minerais para sobreviver, ao mesmo tempo que carrega na sua forma o mineral evoluído.

Os vegetais mais avançados seguem o mesmo processo do mineral, até que os primeiros seres se firmem no reino animal. Aos poucos começam a firmar o princípio de extinto que juntamente com os sentidos se desenvolvem. Podem caminhar, cheirar, tocar, enxergar, ouvir, sentir o paladar das coisas ainda que rudemente.

Nesse estágio são três reinos da natureza seguindo suas evoluções em paralelo, porém interligados e interdependentes. O animal necessita dos reinos que o antecederam para obter o alimento que lhe dá energia, o combustível, o fogo da sua mobilidade. Além disso, carrega na sua forma, na sua estrutura física, os dois reinos anteriore,  o mineral representado nas cartilagens, ossos e sais minerais, e o vegetal representado no seu sistema neurovegetativo.

As condições disponíveis para a criação do homem estavam aí, faltava apenas o aprimoramento da forma e algo que diferenciasse do reino animal, faltava o germe da inteligência representado pelo elemento ar como sinônimo de liberdade e expansão .

Será que até este ponto da manifestação tudo ocorreu de forma despretensiosa, ao sabor do acaso?
A natureza sozinha teria se encarregado devolução? Seria essa mesa Natureza capaz de infundir o gene da inteligência no Animal?

Seguindo Hermes, o Trimegisto,  "o que está em cima é igual ao que está embaixo", o seja, o macrocosmo está no microcosmo, e vice-versa, pode-se então admitir que a formação dos reinos da Natureza se deu de forma análoga ao nosso sistema solar, até atingir as formas físicas densas dos dias atuais.

Dessa maneira, todos os seres vivos teriam iniciado suas primeiras manifestações a partir da matéria muito sutil (plástica),  invisível, para aos poucos ir de solidificando até alcançar formas mais concretas e mais definitivas.

Todas as coisas do universo partem do invisível para o visível e do e imanifestado para o manifestado.

Trecho extraído do livro "Desvio de Rota, Como será o Homem do Futuro", de Wladimir Ballesteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário