sábado, 3 de dezembro de 2016

O poder da empatia

Sinta

O poder da empatia

Empatia é a capacidade que temos de nos colocar no lugar dos outros.

É quando nos vemos naquela situação, passando pelas mesmas experiências.

Nos campos da psicologia e neurociência, a empatia é considerada uma inteligência emocional.

Sendo inteligência, pode ser aprendida. Basta se dispor a olhar com abertura e curiosidade atenta para o mundo dos outros, entendê-los por dentro. 

Empatia supõe ESCUTA, OBSERVAÇÃO E RESPEITO em relação à postura da outra pessoa.

O que é respeitar?

Respeitar envolve conhecimento e empatia, já que precisamos conhecer e observar a outra pessoa, para poder demonstrar respeito a ela.

Respeitar é assumir que todos nós temos o direito de decidir como queremos viver, pensar, agir, sentir, e não julgarmos ninguém por isso. Pelo contrário, respeitamos as decisões de vida de todos.

Podemos não compartilhar a sua escala de valores, mas mostramos empatia quando respeitamos a sua posição sem a intenção de mudá-la.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

O poema abaixo, escrito pelo psicólogo e psicodramatista Jacob Levy Moreno, elucida de forma mais clara o que é então o sentimento de empatia:

“Um encontro entre dois:
olho a olho, cara a cara
E, quando estiveres perto,
arrancarei teus olhos
E os colocarei no lugar dos meus
E tu arrancarás meus olhos
E os colocarás no lugar dos teus
Então te olharei com teus olhos
E tu me olharás com os meus”. 

Percebemos que, no sentimento que cultivamos de empatia pelo outro, passamos a conhecer suas dificuldades, sua realidade perante a vida e seus pontos de vista sobre as coisas e seu mundo, através de seus olhos e seu sentimento. Na simpatia, manifestamos o sentimento de afeição refletida, sem tanta profundidade e contato.

É de suma importância desenvolvermos nosso sentimento de empatia com as pessoas, uma vez que nossa sociedade carece hoje de valores positivos para o convívio harmonioso. Olhar com os olhos do outro, permitir-se sentir o que o outro está sentindo são ações nobres aos seres humanos. Requer uma reflexão interna, leitura e espiritualização. Com certeza conhecemos pessoas que possuem essas características. Nós podemos ser pessoas que irradiam simpatia e que são empáticas com as outras. Isso não significa ser bonzinho ou fazer tudo o que é pedido, mas sim ter discernimento sobre o certo e o errado e com empatia abrir-se para mundos completamente diferentes que o nosso e desenvolvermos ainda mais nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário