quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O conhecimento é um movimento.

Quando valorizamos demasiadamente os conhecimentos que já temos e menosprezamos os que os outros possuem é que surgem os preconceitos. Esquecemo-nos de que os conhecimentos mais importantes são aqueles que ainda não possuímos. Os que já possuímos somente constituem uma base confiável para podermos obter aqueles que buscamos. Com conhecimento que temos agora podemos ter a consciência de que todas as nossas verdades que estão cristalizadas devem sofrer mutações de aprimoramentos no nosso processo evolutivo.

Segundo a Sabedoria Antiga, associados ao nosso corpo físico, temos outros corpos constituídos de matéria mais sutil e todo o nosso conhecimento é gravado no corpo mental. As nossas verdades cristalizadas, que dão origem aos preconceitos, são marcas reais criadas no nosso corpo mental e que persistem por longos períodos de tempo. No manual de Filosofia de Leadbeater, está escrito:

"Toda matéria do corpo mental deveria está circulando livremente, mas algumas vezes o homem permite que é seu pensamento sobre certo assunto se fixe e solidifique, então a circulação é impedida, e há uma congestão que logo endurece numa espécie de calosidade no corpo mental. Tal calosidade se manifesta aqui embaixo para nós como um preconceito; e até que seja completamente reabsorvido e a circulação restaurada, é impossível para o homem pensar com verdade ou ver com clareza no que diz respeito aquele departamento particular de sua mente, pois a congestão impede a livre passagem das vibrações tanto para fora quanto para dentro."

No entanto, uma mente aberta ao novo, essas calosidades no persistem por muito tempo. É perfeitamente normal termos conceitos prévios sobre quase tudo o que existe, mas devemos ter consciência de que esses conceitos são mutáveis, e não verdades permanentes.
...
Tanto a ciência quanto os conhecimentos antigos buscam a mesma verdade, utilizando, algumas vezes, métodos diferentes. Não podemos optar por atravessar a fronteira dos conhecimentos científicos, preservando as virtudes dos cientistas como observação com atenção profunda a todos os detalhes de cada um dos eventos, o treinamento da paciência e a descrição precisa dos fenômenos observados, integrando assim os dois métodos.

Trecho extraído do livro "Princípios Herméticos comSciência", de José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário