domingo, 1 de maio de 2016

Valores transitórios

Fatores de Perturbação: - Rotina; Ansiedade; Medo; Solidão; Liberdade.

Os valores da nossa sociedade encontram-se em xeque, porque são transitórios.
Os fenômenos fóbicos procedem das experiências passadas - reencarnações fracassadas - nas quais a culpa não foi liberada. 
O irreal, que esconde o caráter legítimo e as reais aspirações do ser, conduz à psiconeuroze de autodestruição. É uma doença que ameaça o homem distraído pela conquista de valores de pequena monta, porque transitórios. 
"O amor ao próximo como a si mesmo" após o "amor a Deus" como a mais importante conquista do homem.
Somente mediante a responsabilidade o homem se liberta, sem tornar-se libertino ou insensato. A violência jamais oferece liberdade real. A liberdade é um direito que se consolida na razão direta em que o homem se autodescobre e se conscientiza. Qualquer comportamento que coage, reprime, viola é adversário da liberdade. A busca da verdade - única opção para tornar o homem realmente livre. 
Ser lúcido e responsável interiormente, portanto lúcido.

Estranhos Rumos, seguros roteiros:

- Homens aparência; - Fobia Social; - Ódio e suicídio; - Mitos.

A busca da realidade:

- Autodescobrimento; - Consicência ética; - Religião e religiosidade

A descoberta da própria inutilidade produzindo-lhe choque emocional, angústia ou agressividade, em mecanismo de defesa do que supões pertencer-lhe.
A fuga aturde, a ignorância amedronta, o desconhecido produz ansiedade, sendo todos esses estados de sofrimento. O autodescobrimento é também um processo de parto, impondo a coragem para o acontecimento que libera. Examinar as possibilidades com decisão e enfrentá-las sem mecanismos desculpistas ou de escape contitui o passo inicial.
A experiência do amor é essencial ao autodescobrimento, pois que somente através dele se rompem as couraças do ego, do primitivismo predominante ainda em a natureza humana. A sua aquisição exige um bem direcionado esforço que deflui de uma ação mental equilibrada.
A verdade faculta ao homem o valor de recomeçar inúmeras vezes a experiência equivocada, até acertá-la. 
A preocupação com o parecer em lugar de ser gera homens espelhos, que não tendo identidade própria, refletem as alheias. Tornar-se autêntico é uma decisão definidora que precede a resolução de crescer para dar-se. 
É preciso que o homem se arrisque, se aventure, mesmo que esta decisão o faça ansioso quanto ao seu desempenho, aos resultados. Ninguém pode superar a ansiedade natural, que faz parte da realidade humana, desde que não extrapole os limites, passando a conflito neurótico. A característica ansiedade neurótica é reveladora do medo do futuro e da solidão, vencida pela autoconquista.
A realização interior lúcida, se consegue através da coragem de o homem emergir da rotina e encontrar a própria identidade.

O homem em busca do êxito:

- Inseguranças e crises; - Conflitos degenerativos da sociedade; - O primeiro lugar e o homem indispensável

O que se nega em compromisso de direito é tomado em mancominação da força com o ódio. 
O homem deve ser educado para conviver consigo próprio, com a sua solidão, com os seus momentâneos limites e ansiedades, administrando-os em proveito pessoal, de modo a poder compartir de emoções e reparti-las, distribuir conquistas, ceder espaços, quando convidado à participação em outras vidas, ou pessoas vierem envolver-se na sua área emocional. A educação deve estruturar-se em uma consciência de ser, antes de ter. Sem a preocupação de parecer. 
Guerras exteriores surgiram pois os seus apaniguados viviam em constantes guerras íntimas, inseguros. A segurança íntima conseguida mediante o autodescobrimento, a humanização e a finalidade nobre que se deve imprimir à vida são fatores decisivos para a eliminação das crises. É necessário que se dê a transformação, a evolução dos conceitos, o engrandecimento dos valores.
Em nome da evolução, secedem-se as revoluções vazias que não oferecem nada capaz de preencher o espaço vazio que causam. O indíviduo perturbado ou pertura o grupo, sendo expulso pela reação geral ou tornando-se um câncer.
Em razão da insegurança pessoal, desconfiam dos sentimentos alheios. O conflito íntimo é matriz cancerígena no organismo humano. Sentindo-se incapaz de enfrentar-se, a busca de alguém capacitado a apontar-lhe o rumo e ajudá-lo a percorrê-lo é tão urgente quão indispensável.
A sociedade deve responder pelos elementos que a constituem, pelos conflitos que produz, assim como assume as glórias e conquistas dos felizardos que a compõem.
A competição surge, a fim de fortalecer a combalida personalidade do indivíduo que, carente de criatividade apega-se às experiências exitosas que outros realizaram para impor-se e, assim, enfrentar as próprias dificuldades. O homem tem o dever de abraçar ideias de enobrecimento pessoal e grupal, participar, envolver-se emocionalmente, fazer-se presente na comunidade, como complemento da sua conduta existencial. 
Uma autoanálise cuidadosa, uma reflexão periódica a respeito dos valores reais e aparentes, a meditação sobre os objetivos da vida concedem pautas e medidas para a harmonia, para o êxito real do ser.
A finalidade da existência corporal é a conquista dos valores eternos, e o êxito consiste em lograr o equilíbrio entre o que se pensa ter e o que se é realmente, adquirindo a estabilidade emocional.

Trecho do livro "O Homem Integral" de Joanna de Angellis, psicografado por Divaldo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário