quinta-feira, 28 de abril de 2016

2 - A aventura da modernidade - Tudo que é sólido desmancha no ar.

MARSCHALL BERMAN

(Do livro: "Tudo que é sólido desmancha no ar - A aventura da modernidade", Marshall Berman, Companhia das Letras, 1987, p. 15-35)

A moderna humanidade se vê em meio a uma enorme ausência e vazio de valores, mas, ao mesmo tempo, em meio a uma desconcertante abundância de possibilidades. Em Além do Bem e do Mal, de Nietzsche (1882), encontramos uma explanação em que, tal como em Marx, tudo está impregnado do seu contrário: (5)

Nesses pontos limiares da história exibem-se, - justapostos quando não emaranhados um no outro - urna espécie de tempo tropical de rivalidade e desenvolvimento, magnífico, multiforme, crescendo e lutando como uma floresta selvagem, é, de outro lado, um poderoso impulso de destruição e autodestruição, resultante de egoísmos violentamente opostos, que explodem e batalham por sol e luz, incapazes de encontrar qualquer limitação, qualquer empecilho, qualquer consideração dentro da moralidade ao seu dispor, ( ... ) Nada a não ser novos "porquês", nenhuma fórmula comunitária; um novo conluio de incompreensão e desrespeito mútuo; decadência, vício, e os mais superiores desejos atracados uns aos outros, de forma horrenda, o gênio da raça jorrando solto sobre a cornucópia de bem e mal; uma fatídica simultaneidade de primavera e outono.

( ... ) Outra vez o perigo se mostra, mãe da moralidade - grande perigo - mas desta vez deslocado sobre o indivíduo, sobre o mais próximo e mais querido, sobre a rua, sobre o filho de alguém, sobre o coração de alguém, sobre o mais profundo e secreto recesso do desejo e da vontade de alguém.

Em tempos como esses, "o indivíduo ousa individualizar-se". De outro lado, esse ousado indivíduo precisa desesperadamente "de um conjunto de leis próprias, precisa de habilidades e astúcias, necessárias à autopreservaçâo, à auto-imposição, à auto-afirmação, à autolibertação". As possibilidades são ao mesmo tempo gloriosas e deploráveis. "Nossos instintos podem agora voltar atrás em todas as direções; nós próprios somos uma espécie de caos." O sentido que o homem moderno possui de si mesmo e da história "vem a ser na verdade um instinto apto a tudo, um gosto e uma disposição por tudo". Muitas estradas se descortinam a partir desse ponto. Como farão homens e mulheres modernos para encontrar os recursos que permitam competir em igualdade de condições diante desse "tudo"? Nietzsche observa que há uma grande quantidade de mesquinhos e intrometidos cuja solução para o caos da vida moderna é tentar deixar de viver: para eles "tornar-se medíocre é a única moralidade que faz sentido".
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário