sábado, 27 de junho de 2015

Os Quatro Compromissos

Muitas ferramentas podem lhe ser úteis para mudar sua história, mas os quatro compromissos são as minhas ferramentas de transformação favoritas. Esses compromissos simples podem conduzir você pelo caminho inteiro até alcançar a integridade:

Seja impecável com sua palavra,
Não leve nada para o lado pessoal,
Não tire conclusões,
Dê sempre o melhor de si.

Com a mera adoção desses compromissos você desafia todas as opiniões que não passam de superstições e mentiras.

*Seja impecável com sua palavra porque você usa sua palavra para criar sua história.

*Não leve nada para o lado pessoal porque você vive em sua própria história e as outras pessoas vivem nas histórias delas.

*Não tire conclusões porque na maioria das vezes elas não correspondem à verdade; elas são ficção, e quando o contador de histórias inventa historias- especialmente sobre outros contadores de histórias- isso cria muita dramaticidade.

*Dê sempre o melhor de si porque isso evita que a voz do conhecimento julgue você, e ao empreender ação evita que a voz lhe fale.

O contador de histórias, o mentiroso em sua mente, lhe faz usar sua própria palavra contra si. Ele induz você a levar tudo para o lado pessoal, tira muitas conclusões e impede você a dar o melhor de si. O primeiro compromisso, seja impecável com sua palavra, é o supremo compromisso porque ajuda você a reconhecer todas as mentiras que governam sua vida.

Ser impecável é usar de sua palavra na direção da verdade e do amor. Já os três compromissos restantes são mais um apoio ao primeiro compromisso – eles são a prática que faz o mestre- porem o objetivo é o primeiro compromisso.

Pela prática dos Quatro compromissos você chega a um momento em que vivencia a verdade e sua reação emocional é incrível. Você precisa ter a coragem de aplicar as ferramentas para se encontrar e recriar sua própria história à sua maneira. Você pode transformar sua história inteira mediante a simples prática dos Quatro Compromissos.

O primeiro compromisso, seja impecável com sua palavra, significa que na criação de sua história você nunca usa contra si o poder da palavra.

Impecável, significa sem pecado. Qualquer coisa que induza você a agir contra si é um pecado. Quando você acredita em mentiras, está usando contra si o poder da palavra. Quando acredita que ninguém lhe quer bem, que ninguém lhe entende, que você nunca vencerá, está usando a palavra contra si.

Quando você é impecável, nunca fala sobre si, não tem críticas que lhe sejam prejudiciais e não ajuda outros a agirem contra você.

Ser impecável significa que você não usa contra si seu próprio conhecimento, e não permite que a voz em sua mente cometa abuso contra você.

Talvez agora o primeiro compromisso, seja impecável com sua palavra, faça um pouco mais de sentido.

Lembre-se, a palavra é seu poder porque você a emprega para a criação de seu mundo virtual. Você usa a palavra para criar o principal personagem de sua história. Cada opinião pessoal, cada crença se expressa em palavras: “Eu sou inteligente, eu sou burro. Eu sou lindo, eu sou feio” Isso é poderoso. Mas sua palavra é ainda mais poderosa, porque ela também representa você na interação com os outros.

O mundo é uma força que você não pode ver; mas você pode ver a manifestação da força, a expressão da palavra, que é a sua própria vida.

Você mede como usa a palavra pela sua reação emocional.  Como saber como você está usando a palavra de forma impecável? Bem, quando você está feliz. Quando se sente bem consigo mesmo. Quando sente amor. Como saber quando está usando a palavra contra si? Ora, quando você está sofrendo por causa da inveja, da raiva, da tristeza. Qualquer tipo de sofrimento é resultado do mal uso da palavra: é resultado da crença em conhecimento contaminado por mentiras. Se limpar a palavra, você recupera a impecabilidade dela e nunca se trai.

A vida pode ser maravilhosa. Se você se ama, se procura dar o máximo de si, isso em breve se transforma em hábito. Quando você cria o habito de dar o máximo de si, tudo se conjuga para sempre lhe deixar feliz, exatamente como nos tempos de criancinha. Mas primeiro você precisa silenciar o diálogo interno. Esse é um dos maiores milagres que o ser humano pode vivenciar. Não há receita específica para interromper o diálogo interno. Alguns conseguem dançando, cantando, ouvindo música, fazendo exercícios ao ar livre, viver cercado de beleza natural, etc.

Os quatro compromissos, Don Miguel Ruiz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário