segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cérebro e mente

O cérebro é real, a mente não. Mente é o produto ilusório dos processos cerebrais básicos. É como um tumor. Inclui todos os pensamentos descontrolados, aleatórios, que afloram do subconsciente para o consciente. A consciência não é mente, a atenção também não é a mente. Ela é uma obstrução, um empecilho. O cérebro pode ser um instrumento. Ele pode lembrar números telefônicos, solucionar problemas matemáticos ou criar poesia. Mas quando você não consegue parar de pensar no problema matemático ou no número do telefone, ou quando os pensamentos ou as lembranças incomodas afloram contra a sua vontade, não é seu cérebro que trabalha, mas a mente que devaneia. A atenção compulsiva que se dá aos humores e impulsos da mente é um erro fundamental. Se insistir continuará a ser como é.

 Algumas coisas nada têm a ver com aos acontecimentos reais. Nunca se sentiu infeliz em comemorações, por exemplo? Então é obvio que é a sua mente e não as pessoas ou o ambiente que causam esse estado de espírito. Essa é a primeira lição.

A segunda lição é a constatação de que você ficou mais furioso ainda ao perceber que eu não estava nem um pouco aborrecido. Isso deve ter sugerido uma necessidade de mudança.

É uma boa pratica copiar os traços positivos dos vários animais, assim como deveríamos imitar as qualidades positivas de alguns seres humanos. Por acaso admiro o gato. Ele se movimenta como um guerreiro. Alguns escolhem o modo do asno.

Pensamentos ocasionais que perturbam ou distraem também são sintomas de desarmonia com seu meio ambiente. Quando a mente resiste à vida, os pensamentos afloram. Quando por acaso algo entra em conflito com a sua convicção, está estabelecida a desordem. O pensamento é uma reação inconsciente à vida. E esses pensamentos que o invadem são, na verdade, criados por você. A mente deve ser um lago sem ondulações. Quando nos sentimos divididos e, com frequência, ameaçados por um acontecimento indesejável permitimos que nossa mente se transforme em ondas desordenadas.


O processo da verdadeira meditação é expandir a percepção, direcionar a atenção. O outro processo é a entrega, o abandono de todos os pensamentos que surgirem. Até, por fim, render-se à Luz da Consciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário