quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O Brasil está dividido. Qual a divisão real?

O Brasil está dividido.

Qual a divisão real?

Não há como não recorrer ao conceito da “casa grande e senzala”.

As divisões:

1) Reforma política
a) os que querem mudanças para inserir uma maior representatividade no parlamento;
b) os que querem manter o status quo .

2) Reforma tributária
a) os que defendem a diminuição linear dos tributos, são os que defendem menos estado;
b) os que querem a reforma desonerando a classe média e a produção e onerando a renda e patrimônio.

O debate nas eleições

O embate não expressou o que de fato se passa na queda de braço do poder.

Pelos meios de comunicação, corrupção X falso moralismo; ricos X pobres; petismo X antipetismo sem que se saiba exatamente o que os diferencia. 

Nos bastidores travou-se mercado X desenvolvimentismo.

Não há pacto possível para realizar as reformas acima, bem como não há possibilidade de acordos entre mercado (neoliberalismo) e desenvolvimentistas.

A eleição foi emblemática

O que representa a votação estupenda pró Dilma em Pernambuco em que o seu grupo político amplamente majoritário optou por apoiar Aécio?

1) Esse resultado era sabido e esperado. Há mais de 10 anos as urnas falam que preferem as propostas políticas que propõe o grupo encabeçado pelo PT;

2) A eleição no 1º  turno confirmou que a população não quer o que propõe o PSDB. Aécio teve menos de  6% dos votos. Ainda assim seus políticos migraram para o candidato mal avaliado pela população;

3) Ficou demonstrado um total descompromisso da classe política com o que  o povo quer.  As urnas apontaram a vontade popular conferindo 70% dos votos à Dilma e irrisórios 30% à Aécio.

O PSDB nunca esteve com uma situação tão favorável para vencer as eleições.

A economia patina, a mídia fez uma campanha negativa intensa, o mercado fez uma enorme movimento contra Dilma, o que animou as oposições a marcharem unidas, inclusive o próprio PSDB.

A vitória de Dilma em Minas Gerais, reduto eleitoral de Aécio, e a derrota fragorosa da família Campos e do PSB em Pernambuco foram emblemáticas.

O embate não expressou o que de fato se passa na queda de braço do poder.

Nesse bastidor travou-se mercado X desenvolvimentismo.

Na população, corrupção X falso moralismo; ricos X pobres; petismo X antipetismo sem que se saiba exatamente o que os diferença .

O PT terá que reabraçar seu discurso ideológico para que a população perceba qual o jogo central que diferencia os dois grupos antagônicos;  mercado X desenvolvimentismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário