sábado, 11 de outubro de 2014

O suicídio de Getúlio Vargas; a derrrubada de Jango e a ditadura; e a atual eleição

Tarso divulgou no dia de ontem um vídeo sobre o movimento organizado com apoio da grande mídia visando a eleição de Aécio Neves e que alcança a raia de manipulação eleitoral.

Esses movimentos ocorrem desde sempre. Deles partiram as circunstâncias que levaram ao suicídio de Getúlio, expressa pela carta-testamento:

Deixo à sanha dos meus inimigos, o legado da minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.”

“Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci.
Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.
A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios.
Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o povo seja independente
.”...

O célebre discurso de Jango na Central do Brasil aponta para esses mesmos movimentos:

...” A democracia que eles querem é a democracia para liquidar com a Petrobras; é a democracia dos monopólios privados, nacionais e internacionais, é a democracia que luta contra os governos populares e que levou Getúlio Vargas ao supremo sacrifício."(...)

Vejam que os temas atuais abordados pela imprensa não diferem dos que provocaram o suicídio de Getúlio e a derrubada de Jango e a instalação da ditadura em nosso país.

Os governos de Getúlio Vargas e o de Jango tiveram a mesma preocupação social e a defesa da economia nacional. Pretendiam dentro do capitalismo e das regras democráticas e constitucionais, realizar uma política de desenvolvimento nacionalista calcada no aumento da capacidade de produção interna, mas com redistribuição de renda e participação popular.

Isto significava, entre outras coisas, elevar o poder aquisitivo dos trabalhadores e marginalizados, incorporando-os ao mercado de consumo, o que também estimularia a produção interna e o mercado de trabalho, criando um dinamismo na economia e  um desenvolvimento mais justo e equilibrado. Não é isto que começou a ser feito por Lula e continua no governo Dilma?

A fortíssima e organizada mídia  já escolheu o seu lado, e atua da pior forma possível que é a manipulação de dados e omissões das realizações do governo.

É bom lembrar que a participação articulada e organizada da mídia criou o clima favorável para que a nossa democracia fosse derrubada nos episódios de Getúlio e Jango. O mesmo está ocorrendo nesse momento, com os ataques constantes a tudo o que o governo Dilma realiza, a omissão das construções das obras, os  investimentos realizados, e melhorias da vida do brasileiro. A Rede Globo, o nosso maior veículo de informação, em um mea culpa, admite em editorial:

http://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-9771604

A manipulação da vontade eleitoral também deu a vitória a Collor, como confessou o diretor da Globo, Boni , que no vídeo abaixo declara como manipulou o último debate entre Lula e Collor, mais um  golpe contra a democracia, influenciando a livre escolha dos brasileiros:

http://www.youtube.com/watch?v=VrpurEkmJkU

A mídia insuflou o nome de Marina com o intuito de levar a eleição para o 2º turno. Quando já estava assegurado desconstruiu a candidata para que o seu representante preferido, Aécio Neves, fosse o escolhido.  Aconteceria com qualquer outro (lembrem-se de Collor) que tivesse chance de tirar os desenvolvimentistas do governo.

A iniciativa individual que nós eleitores fazemos é insuficiente frente à forma organizada que os rentistas agem com o apoio total da nossa imprensa. É preciso reativar os movimentos de base para que atuem como contraponto ao sempre organizado movimento do ápice da pirâmide.

Sem forças equilibradas que se contraponham a democracia fica capenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário