quinta-feira, 27 de março de 2014

A imposição moral e ética


 “De um lado, verificamos um avanço da democracia e do respeito aos direitos humanos. Mas, de outro, tem-se a impressão de que as relações interpessoais estão mais violentas, instrumentais, pautadas num individualismo primário, num hedonismo também primário, numa busca desesperada de emoções fortes, mesmo que provenham da desgraça alheia”, 

Moral e ética

“moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Logo, a moral pertence à dimensão da obrigatoriedade, da restrição de liberdade, e a pergunta que a resume é: “Como devo agir?”.”

“Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de viver uma vida significativa, uma “boa vida”. Assim definida, a pergunta que a resume é: “Que vida quero viver”? É importante atentar para o fato de essa pergunta implicar outra: “Quem eu quero ser?”. 

Crise moral e ética e a relação direta com a violência

“se o projeto de vida de alguém for, como é frequente hoje em dia, ter muito dinheiro e glória, esse alguém tende a ver as outras pessoas como adversários (...) ou como súditos de seu sucesso. Nos dois casos, são instrumentos de seu projeto. Manipula-os quando necessário, elimina-os quando não pode manipulá-los. Eis a violência instalada.”

Extrato da entrevista do professor Yves de La Taille, no site:
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0091.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário