domingo, 5 de maio de 2013

Liberdade e intolerância

Fato, a sociedade está cada vez mais intolerante.

Pode-se observar em qualquer segmento, o trânsito é uma aula dela.

As escolas, nem se fala.

Imaginem então quando não se precisa mostrar a cara como na internet?

Esse é o mais um exemplo de que o modelo que prometia justiça, felicidade, oportunidade para todos, liberdade, entre outros, faz água.

Faltou nele, estar incluso a fraternidade.

Bateram tanto na igualdade, incensaram tanto a liberdade, que essa passou a ser, na prática, sinônimo de individualismo doentio e seu egoísmo, e como consequência a incapacidade de transigência e até mesmo da negociação, o respeito aos semelhantes, e pior, às leis.

Essa incapacidade de convívio e aceitação de situações adversas está presente na política, nos jornais, que atacam ferozmente os seus desafetos, não importando que seja com fatos inventados e mesmo que se coloque em risco os seus "adversários".

O parlamento não consegue mais chegar a acordos via a sua principal função que seria a negociação e, não raramente, o que se decide é questionado, pelos mesmos que não conseguiram o diálogo, no STF, provocando a judicialização da sociedade que passa a ver os seus novos direitos sendo decididos pelo judiciário e não pelos nossos representantes eleitos para tal.

Programas de TVs que incentivam o julgamento de nossos semelhantes e que prometem rios de dinheiro a quem não for condenado pelos votos dos telespectadores que pateticamente ficam grudados nas telas julgando e condenando aqueles que lhes são dissemelhantes ou lhes desagradam.
Escolas onde crianças já julgam e condenam os que são diferentes, o bullying.

Uma sociedade onde aqueles que falam de valores e princípios são considerados Polianas, irrealistas e inocentes úteis, e são desprezados.

A sociedade que não quer pensar, que quer agir e tirar o máximo de proveito no que quer que seja, a maximização; que advoga a excelência e aqueles que não a alcançam são colocados em segundo plano.

Está na hora de pensarmos o que vamos ensinar aos nossos filhos. Quais valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário