quinta-feira, 21 de março de 2013

Um curso de milagres

É um em estudo sobre a diferença entre a Consciência Crística e a consciência do ego (negativa, personalista). Removam o “Eu” (ego) e o “quero” (desejo), e o que resta é “paz” (sua verdadeira natureza).” Sai Baba 

“A ilusão do ego”
São nossos pensamentos que criam a nossa realidade. Não vemos com os olhos; na realidade, nós vemos com a nossa mente. Erramos quando pensamos que são as coisas externas (pessoas ou acontecimentos) que nos levam a pensar, sentir, e agir. Isso é a uma ilusão. Temos que assumir a responsabilidade dos nossos pensamentos. Devemos interpretar o que nos acontece como ensinamentos (desafios e oportunidades de crescimento) e não como simples ociosidades e problemas. Temos que quebrar a tentação da “consciência de vítima” do ego e projetar pensamentos positivos. Como enxergamos cada situação é que determinará se teremos amor ou medo. Paz ou conflito. Se não formos corretos, nossos relacionamentos, incluindo o relacionamento com DEUS, ficarão manchados e contaminados pelo ego negativo. O significado que o mundo tem para nós deriva apenas dos pensamentos que projetamos nele.

“Eu nunca me aborreço pela razão que eu penso”
O ego cria sentimentos e emoções negativos. Quando você pensa com a mente crística, criará sentimentos e emoções positivas e espiritualizadas. Desse modo, você nunca ficará aborrecido, porque você tem o pensamento em Deus, para criar qualquer tipo de realidade que você quiser. A chave é conhecer a fundo sua mente. Isso permitirá entender seus sentimentos, suas emoções, seus comportamentos e, numa extensão maior, o que você atrai e magnetiza para a sua vida.  Se você interpretar qualquer situação com a Mente Crística você irá sentir somente amor incondicional, perdão, não julgamentos, harmonia e paz interior. O que você sente e pensa pode ser transformado por um processo conhecido como “cura por mudança de atitude”.

“Eu vejo somente o passado”
Nossos pensamentos, sistemas de crenças, interpretações e percepções vêm de programações feitas durante a vida. Fomos também programados por nossas vidas passadas. Esses pensamentos guardados devem ser examinados, a fim de garantir que sejam provenientes de DEUS e não do ego. Nosso subconsciente é como um gravador, rodando constantemente nossas crenças, sejam elas certas ou erradas. A chave de viver corretamente reside em selecionar o que entra e o que sai da nossa mente. Como nos livrar dos pensamentos que não têm valor: 1) toda vez que eles aparecem, ignore-os e não lhes dispense energia.
2) recuse a sua entrada em sua mente, assim, eles irão murchar e morrer.
3) Substitua estes pensamentos com interpretações e crenças Crísticas, firmando pensamentos positivos e atitudes corretas. Temos que fazer um grande inventário de todos os nossos pensamentos. Sai Baba diz que o processo de auto-questionamento representa 75% do Caminho Espiritual. É o processo de examinar nossos pensamentos, sentimentos e emoções para nos livrar das coisas negativas e substituí-las pelas coisas Espirituais. Deve ser feito ao longo de toda vida. A vigilância é sempre necessária porque a mente subconsciente é reprogramada constantemente, então, devemos alerta, pois o ego é enganador, escorregadio e manipulador. Nunca devemos subestimar a ilusão e o glamour. Só precisamos ficar um momento no piloto automático, para tudo voltar, não importando o Nível Espiritual que estivermos.

“Meus pensamentos sem sentido mostram-me um mundo sem sentido”
O estudo Espiritual não é apenas aprender a pensar com a Mente Crística, mas aprender a silenciar a mente. Quando a mente está continuamente pensando como o novelo de lã, não conseguimos escutar a “pequena voz interior”. Não sabemos como aquietar a nossa mente. Nós não somos infelizes, amargos, julgadores, raivosos, tristes e impacientes. Devemos interpretar e perceber o mundo através do amor, da alegria, da felicidade, da paz interior, da harmonia, do equilíbrio, do amor-próprio e deixar nossa mente tranqüila em todos os momentos. Para isso é necessário:
1) livrar-nos dos pensamentos negativos, errados e insignificantes (ego), que criam um mundo sem sentido.
2) ser dono do seu poder pessoal.      
3) possuir amor-próprio incondicional. Saber qual é o seu valor perante si mesmo e perante DEUS.       
4) criar sua Bolha Dourada de Proteção, de modo que a negatividade dos outros escorregue fora dela. O único efeito que os pensamentos de outra pessoa pode exercer sobre você é o efeito que você permite.

“Um mundo sem sentido gera o medo”
O ego não acredita no amor incondicional, no perdão e no não julgamento. Ele sempre imaginará um ataque, ele é a essência do medo. O ataque ocorre quando, por exemplo, o nosso pai crítico dentro de nós, fica batendo e julgando nossa criança interior por seus erros. Isso também acontece em nossos relacionamentos e nada fazemos. O que uma pessoa dá, retorna para ela. Se der amor, receberá amor. Para mudar a forma “medo”, o primeiro passo é reconhecer que todo ego é perturbado, vingativo, ofensivo, punitivo, julgador, intolerante, impaciente e egoísta.  Somente quando reconhecemos isso é que iremos mudar o modo como vemos e pensamos. O ego para manter o controle sempre projetará na nossa mente um ataque e assim nos defenderemos com outro ataque, gerando sofrimento.  O único caminho para transcender esse pensamento de ataque e defesa é pensar com a Consciência Crística, com amor incondicional, que é o único antídoto do medo.  Há somente duas emoções na vida. O amor e o medo. Todos os outros sentimentos são derivados deles dois. As palavras-chave do medo são: separação, eu inferior, egocentrismo. As palavras- chave do amor são: união, eu superior, coletividade.
“Meus pensamentos são imagens que eu criei. Não existem pensamentos neutros”
Não há pensamentos neutros. Todo pensamento que surge é equilibrado ou não equilibrado. É apropriado ou não apropriado. Não importa o quão inconseqüente nós pensemos, esse pensamento não é neutro. Quando vemos a vida pelo pensamento do ego (individual, egoísta e personalista), criamos um mundo sem sentido, vazio e negativo. Esse é um pensamento de “consciência de vítima” que nos faz acreditar que a causa está lá fora, que o mundo é mal e as pessoas não nos compreende, quando o motivo é o nosso interior que está completamente desarrumado. A consciência de vítima só trará aborrecimentos. O objetivo é limpar todos os nossos pensamentos do ego negativo e substituí-lo pela Mente Infinita de DEUS (mente coletiva, universal). Muitas pessoas vivem no “piloto automático”, que é um estado de apenas deixar a vida fluir ou simplesmente deixam que a mente subconsciente as guie.

“Eu não estou sozinho em experimentar os efeitos de meus pensamentos”
Em outras palavras, o modo como você vê o mundo afeta os outros porque somos todos um, um único ser. É essencial ver além dos véus das aparências, da forma física, mental e emocional e ver a “inocência” ou “essência” de cada pessoa. Cada pessoa é o Cristo, mesmo quando não estiver agindo como tal. Tudo é DEUS. A questão é se nós aceitamos a visão de DEUS ou se continuamos na visão do ego. O ego diria que você está fazendo caridade quando ajuda aqueles que não são merecedores. Todos somos merecedores. O sistema de pensamento do ego nos ensina que somos separados de nossos Irmãos e Irmãs na Terra. Isso é completamente ilusório. A verdade é que sempre somos um com DEUS.  Essa é a razão por que o efeito em cadeia funciona. Essa é a base de Carl Jung, quando postulou a teoria do inconsciente coletivo. Assim, vocês não são os únicos a experimentar os efeitos do seu ponto de vista. Para compreender DEUS é necessário ver que todos somos um, que tudo tem relação e conexão entre si.

“Eu estou determinado a ver as coisas de modo diferente”
Essa lição está novamente enfatizando que há dois modos de ver o mundo. Devemos estar cientes de que o ego negativo é feliz com o seu modo de ver e pensar e não quer que você mude. O ego negativo não quer mudar para não perder o seu poder (ilusão). Toda mudança para o ego é cheia de medo, especialmente se a sua meta é se livrar dele completamente. Você como mente consciente, poder de decisão e criador de sua vida deve ter bastante motivação para fazer isso. Edgar Cayce disse em suas canalizações de Mente Universal: “Não há força mais potente no mundo que a sua própria vontade.” Se você quiser, com seu poder pessoal e dedicação integral fará a transformação no seu modo de pensar e de ver. Você deve, entretanto, desenvolver uma forte determinação pra fazer essa mudança; de outro modo, você retornará à linha da menor resistência de sua mente subconsciente sem raciocínio e às velhas e passadas programações do ego. Ele nos deu o livre-arbítrio de escolher o nosso modo de pensar.
“Eu não entendo a razão de nada”                                                              

Se a pessoa não admite o problema, a cura não será possível. O ego e o sistema de pensamento ilusório nunca querem admitir um erro. Nem sempre pensamos corretamente. Temos que dominar nossos pensamentos e sentimentos. A paz interior e a alegria são um “estado da mente” e não algo proveniente do exterior. Nossos sentimentos e emoções são invulneráveis, porque nenhuma pessoa ou nenhum acontecimento externo pode nos fazer sentir algo que não tenhamos escolhido sentir. A maioria das pessoas se “faz de vítima” e não de Mestre. Jesus quando foi chicoteado, batido, crucificado e morto fisicamente, não ficou com raiva ou demonstrou rancor, ele não caiu no pensamento do ego. Ele demonstrou sempre domínio mental, emocional e a sua invulnerabilidade. Isso significa que o único meio de não sermos vítimas na vida e não sermos vulneráveis à negatividade em qualquer nível é permanecer fora do ego e do seu sistema de pensamento: consciência individualista, personalista, negativa e vítima.

“Acima de tudo eu quero ver as coisas de modo diferente”
A Ciência da Cura pela “Mudança de Atitude”. É o exercício de ver as coisas de um modo diferente. É manter os pensamentos ou crenças de forma consciente, para se livrar dos pensamentos do ego e substituí-lo com a Consciência Crística. Devemos acreditar que cada pessoa, cada animal, planta ou mineral é uma encarnação de DEUS. Há somente uma coisa que não é DEUS: a crença na separação. A separação ocorre quando nós nos superidentificamos com a matéria, com nossos corpos físicos. Esse é o pensamento do ego. Dessa falsa premissa vem o medo, o egoísmo, a cobiça, o ataque, a competição, o ciúme, a culpa, a dor e o sofrimento. Somente quando entendemos a vida pela perspectiva da Alma, da Consciência Crística é que verdadeiramente podemos nos curar. Felicidade e paz interior é um estado da mente, um estado de atitude e de perspectiva. Nossa consciência é causadora de todas as coisas. DEUS não nos colocou nesse mundo para sermos vítimas; Ele nos colocou aqui para sermos Mestres. Não é indo à igreja que você determina sua natureza Crística; são seus pensamentos, suas palavras, suas ações, tudo o que emana de seu “ser”. Para tanto devemos eliminar, ou pelo menos dominar o nosso ego.

 “Minha mente é uma parte da mente de DEUS. Eu sou santo/sagrado”
Quando pensamos com a Mente Crística, destruímos o ego. Sai Baba diz: “DEUS é igual ao homem menos o ego”. Você não possui sua santidade para ser melhor que o outro, pois somos igualmente Filhos e Filhas de DEUS, por isso somos todos merecedores. O verdadeiro merecimento não provém do que você faz ou alcança; provém do que você é: filho e filha de DEUS. O ego lhe dirá que você é apenas um ser físico, com seus defeitos e sofrimentos. Quando o importante é reconhecer a “Poderosa Presença Eu Sou”; “eu e você somos um”, “eu e você somos um”. A vida na Terra é uma escola para “praticar a Presença de Deus”, para reconhecer essa verdade, demonstrá-la e compreendê-la.

 “Minha santidade envolve tudo que vejo”
Sua verdadeira identidade é ser uma Alma encarnada, como Filho e Filha de DEUS ou como Cristo. DEUS nos deu tudo, porque nós somos tudo. Essa é a verdadeira realidade. O ego com o seu “sei isso tudo” nunca vai admitir que haja algo para ser aprendido.  Mesmo Arcanjos e Mestres Ascencionados nos planos internos podem cair da graça, traídos pelo encanto ilusório do ego.   Lembremos na Bíblia como Lúcifer, que era um Arcanjo, caiu da Graça pelos pensamentos errôneos. Cada pensamento Crístico seu ajuda seus Irmãos e Irmãs em DEUS. Cada pensamento negativo que você tem os machuca.  Devemos ser “alegremente vigilante” com os nossos pensamentos. Sua Missão Espiritual é elevar você mesmo e os outros, que não podem ser separados porque todos somos um. É preciso ficar atento porque às vezes estamos desenvolvendo a Espiritualidade, mas não estamos nos desenvolvendo psicologicamente na mesma proporção. DEUS não necessita nos dar Salvação; precisamos dar a nós mesmos a Salvação. Nós damos Salvação a nós mesmos em cada momento de nossas vidas, praticando a Santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário