segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nós e o infinito.

Nas terças-feiras chuvosas gosto de refletir sobre a nossa insignificância perante o infinito do universo.

O ser humano é tão egocêntrico e centrado na rotina de seu dia a dia que provavelmente não aguentaria refletir sobre a verdade: somos insignificantes.

Não consigo encontrar palavras para descrever o quão pequeno o nosso mundinho é, por isso recorrerei a mais avançada e sofisticada tecnologia disponível na internet (desde 1995): o GIF animado.



O mestre Douglas Adams já havia capitado o efeito aterrador que o vislumbre do infinito teria na alma de pobres criaturas narcisistas. Em seu livro “O Restaurante no Fim do Universo” ele fala sobre o artefato mais temido e destrutivo da galáxia: O Vórtice da Perspectiva Total:
Quando você é posto no Vórtice, tem um rápido vislumbre de toda a inimaginável infinitude da criação, e no meio disso, em algum lugar, há um marcador minúsculo, um ponto microscópico colocado sobre outro ponto microscópico dizendo “Você está aqui.
Porém, muitas pessoas interpretam tudo isso como um sinal da nossa importância, afinal de contas Deus nos criou a sua imagem e semelhança, Ele escolheu essa poeira azul no meio do nada para ser o repositório de seus pequenos clones.  As estrelas pequeninas a nossa volta para muitos definem nossas características e até nosso destino. Não podemos esquecer também dos alienígenas que cruzam toda a imensidão para deixar sinais em nossas plantações ou visitar a área 51.

Eu acredito em alienígenas. Seria extremamente improvável sermos os únicos moradores de toda essa vastidão. Claro que, seres vivos em outros planetas é uma coisa, serem vivos inteligentes é outra bem diferente e seres vivos inteligentes que viajam em discos e seqüestram nossas vacas é outra mais diferente ainda.

Ao invés de me sentir insignificante ou importante demais, prefiro apenas sentir. Não sei de onde vim, não sei pra onde vou, mas sei que estou aqui, então é melhor aproveitar e fazer o melhor possível enquanto ainda posso fazer algo.

http://www.memento.com.br/index.php/2010/08/o-universo-e-tudo-mais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário