Afinal de contas quem inventou o avião: os Irmãos Wright ou
Santos-Dumont?Cronologicamente foram os americanos, mas então por que
ainda se discute isso? A discussão na verdade gira em torno do paradigma
“voar”. O que significa afinal voar? A resposta para essa pergunta nos
dirá quem afinal voou primeiro. Se voar significa ser lançado de cima de
um precipício, por um estilingue/catapulta, planar por alguns metros e
“cair com estilo”, então pode ter certeza que os Wrights foram os
primeiros, pois foi exatamente isso que eles fizeram. Se voar significar
decolar em um terreno plano, sem ajuda externa, voar por alguns metros e
aterrisar em segurança, então com certeza o brasileiro voou primeiro.
O paradigma é trilho que orienta nosso pensamento e quando alguém diz
para pensarmos “out of the Box” ela está dizendo exatamente para
rompermos os paradigmas. Fazer algo dentro do modelo mental padrão
facilita a comunicação, pois nossos receptores não precisarão fazer
esforço algum para compreender aquilo que é vigente em sua cultura, mas
por isso mesmo nos coloca em lugar comum.
Você já pensou porque o banco da bicicleta tem aquele formato
esquisito, que depois de um tempo sentado nele dói a sua bunda e seu
cóccix? A bicicleta foi criada na época do velho oeste, e quem a
projetou tinha em mente o velho paradigma da sela de cavalo, assento
clássico do meio de transporte (cavalo) mais comum da época. Alguns
designers que conseguiram romper esse paradigma sugeriram bancos assim:
Portanto, quando estiver criando algo, busque a sua origem e a
descarte, tente chegar ao resultado que deseja, mas partindo de um ponto
totalmente diferente e inusitado. Rompendo os paradigmas você permitirá
que seu cérebro re-combine os elementos de uma maneira totalmente nova,
gerando algo inesperado e realmente criativo.
Busque a origem e descarte
A bitola das
ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4
pés e 8,5 polegadas. Por que esse número foi utilizado? Porque era esta a
bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas
pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.
Por que os ingleses
usavam esta medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões
eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias e se
utilizavam do mesmo ferramental das carroças.
Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a
distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas
antigas da Europa, que tinham esta medida.
E por que tinham esta medida? Porque essas estradas foram abertas
pelo antigo império romano, quando de suas conquistas e tinham as
medidas baseadas nas antigas bigas romanas.
E por que as medidas das bigas foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!
Agora veja: o ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza
dois tanques de combustível sólido (SRB – Solid Rocket Booster) que são
fabricados pela Thiokol, em Utah, nos EUA. Os engenheiros que os
projetaram queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos
túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, e que tinham
suas medidas baseadas na bitola da linha férrea.
Assim, um dos projetos
mais avançados da engenharia mundial em design e tecnologia acabou sendo
afetado pelo tamanho do traseiro dos cavalos da Roma antiga!
Do blog Memento
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