sexta-feira, 20 de julho de 2012

A terceirização da vida privada

O fenômeno da terceirização é substantivo e relaciona-se a mudanças econômicas amplas. Curiosamente, conforme aconteceu com outras práticas e termos originados na vida corporativa, também a terceirização invadiu a vida privada. Como em outros casos, a nova onda se deu pela oratória onipresente dos gurus, por meio dos livros de gestão e pela ação da irritante mídia de autoajuda.

Hoje é possível contratar animadores de festas, alugar úteros e até pagar visitas a túmulos. Metemo-nos em um ciclo vicioso. A vida moderna nos tornou mais ansiosos, isolados e sem tempo. Para enfrentar esse contexto, trabalhamos mais tempo e mais intensamente para financiar serviços extras. Isso nos deixa ainda menos tempo para passar com nossa família, vizinhos e amigos. Com isso, temos menos chance de recorrer a eles (e eles a nós) para pedir ajuda. Assim, recorremos ao mercado. E o mercado atende sorrindo as nossas novas necessidades.

De fato, a facilidade com que acessamos hoje os mais variados serviços nos impede de perceber o quanto foi transformada a noção do que deve ou não deve ser alugado ou comprado. O que nos reserva o futuro? Muitas empresas avançaram tanto na terceirização que se tornaram cascas vazias, a zelar pela marca e pela imagem, e a observar a distância as atividades físicas de produção, transporte e distribuição. Seguirão os indivíduos a mesma trilha? Seremos, no futuro, apenas gestores de uma marca pessoal, terceirizando atividades físicas e emocionais para o mercado? Ao observar o comportamento de torcedores de equipes de futebol, tem-se a impressão de que o futuro é aqui, agora.

Ao focalizar nossa atenção nos resultados afastamo-nos dos aspectos mais significativos da existência. Atin­gimos nossos objetivos, concluímos a compra e conseguimos a entrega pretendida. Perdemos, porém, o prazer, a sabedoria e a conexão com nossos pares, que vêm com a busca e a realização.

Extraído do texto de Thomaz Wood Jr. Da Carta Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário