quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caos no trânsito: Estupro imobiliário e conluio com empreiteiras explicam

Por Bob Fernandes

E São Paulo viveu mais um dia de caos. De recorde nos engarrafamentos. Há quem discuta se é justo o aumento de salários dos metroviários, se a greve é mais ou menos legal. Pode-se discutir isso e muito mais, mas, talvez, valha a pena refletir sobre outros porquês desse caos. Caos que não está restrito a São Paulo.
 
Por que São Paulo tem uma frota de quase 8 milhões de automóveis e, no dia a dia, circulam uns 5 milhões? Por que, além de São Paulo, tantas outras cidades do Brasil vivem monumentais engarrafamentos? 
 
Porque faltou, desde sempre, investimento em transporte público. Essa é uma causa óbvia. Mas há outras.
 
Vocês se lembram do Hussain Saab, aquele assessor do prefeito Kassab que adquiriu 106 imóveis? Que em sete anos na Prefeitura de São Paulo construiu um patrimônio de R$ 50 milhões? O assunto tem duas semanas, mas, notem, já foi quase esquecido. O que fazia o senhor Hussain?…Ele era o responsável por liberar a construção de médios e grandes prédios, de conjuntos de edifícios.
 
Pergunta cuja resposta já conhecemos: na hora de liberar edifícios numa cidade já entupida, o Hussain levava em conta o quê? A sua conta, o seu patrimônio, ou ele se tocava que naquela ruazinha ou avenida já não caberiam mais mil apartamentos e milhares de carros? 
 
E quem protegia o Hussain?
 
Para não ficar só em São Paulo. O estupro imobiliário em Salvador, Recife, Rio… é obra do acaso? Os engarrafamentos gigantescos em tantas cidades do Brasil nascem por geração espontânea? Ou são frutos da mistura de incompetência com a escancarada corrupção de agentes públicos? 
 
Que não se culpe os milhões que agora puderam comprar um carro. Eles fazem o mesmo que sempre fizeram os demais: não têm transporte público bom e em quantidade suficiente? Cada um embarca no seu carrinho ou carrão e vamos para o engarrafamento nosso de cada dia.
 
Além de respostas óbvias, e reais… "a falta de planejamento", "a opção pelo automóvel" etctera, o que ajuda a explicar o engarrafamento de São Paulo, do Brasil, é a longa simbiose, o conluio de governos e empreiteiras. 
 
O que a ajuda a explicar o inferno em cidades como São Paulo, Salvador, Rio são os milhares de quilômetros de transporte de massa que NÃO foram construídos em décadas. 
 
O que ajuda a explicar o caos diário nas grandes cidades do Brasil, de São Paulo, não é o salário de metroviários e motoristas de ônibus. O que em grande parte explica são as Deltas e os Cachoeiras da vida. 
 
O que explica a opção por algumas dezenas de metros de bilionários túneis, pontes e viadutos, e a não opção por milhares de quilômetros de transporte de massa nas médias e grandes cidades do Brasil, são, em grande parte, as contas secretas -ou nem tanto assim- em paraísos fiscais. 
 
Algumas delas, as contas, já públicas, notórias e lendárias.

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