sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Um mundo melhor não será possível

Queremos ser melhores, queremos ter mais, queremos destaque, queremos ocupar um lugar distinto dos demais. É por isso que o mundo gira em torno de vaidades.

Um mundo melhor não será possível enquanto educarmos nossas crianças com palavras e as deseducarmos com nossos atos. Enquanto acharmos que o que não nos atinge diretamente não nos interessa. Enquanto insistirmos em ganhar mais dinheiro do que realmente precisamos para levar uma vida que realmente não merecemos.

Um mundo melhor não será possível enquanto os pais de uma jovem bela achar que ela não deve se casar com um homem pobre e os pais de um jovem rico achar que ele não deve se casar com uma mulher feia.

Um mundo melhor não será possível enquanto acreditarmos que nossos filhos usam computador só para estudar. Enquanto acharmos que o dinheiro nos garante sucesso em qualquer área de nossas vidas. Enquanto acharmos que temos o direito de sermos felizes a qualquer custo, ainda que esse custo seja o direito do outro. Enquanto ignorarmos que também temos segredos e já cometemos atos vergonhosos. Enquanto acharmos que os compromissos que um dia fizemos podem ser interrompidos assim que eles não forem mais vantajosos para nós.

Um mundo melhor não será possível enquanto não nos comprometermos com o próximo. Enquanto não abrirmos mão do nosso direito para que esse próximo também possa exercer o seu. Enquanto não nos considerarmos igual aos demais. Enquanto continuarmos achando que merecemos receber mais do que devemos dar. Enquanto usarmos nossa situação de poder para obtermos privilégios.

Se um dia tudo isso acabar, verdadeiramente viveremos em um mundo melhor, mas esse mundo melhor não nos agradará, pois não queremos ser igualados, não queremos ser igual ao outro.

Queremos ser melhor, queremos ter mais, queremos destaque, queremos ocupar um lugar distinto dos demais. É por isso que o mundo gira em torno de vaidades e as desigualdades são tão absurdas. E é por isso que um mundo melhor não será possível. (pelo menos tão cedo).

Grayver Liberato

3 comentários:

  1. muito bom este texto, muito bom !!!! lucas

    ResponderExcluir
  2. Isso é algo que sempre ouvi pessoas falarem, mas vemos poucas pondo em prática, que é "educação de berço", muitos adultos que hoje são racistas, serial killers, traficantes, agressores de mulheres, etc. Não são totalmente culpados por estarem nesta condição, e sim parte da culpa são dos pais. Muitos viam o pai batendo na mãe, o vizinho comprando carros com o dinheiro do tráfico, golpes ou roubando (vale para o rico e pobre), quando os pais criticam alguém pelo fato de ser negro ou homossexual....e nessas horas falta o "isso está errado...o correto é assim", "não faça isso...por esse motivo", não jogue lixo no chão"...

    ResponderExcluir
  3. Ops. esqueci de me identificar no comentário acima

    Tiago Ribeiro

    ResponderExcluir