terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Uma cacetadazinha do ego

Todo complexo que  faz uma oposição ao ego, é, neste sentido, um inimigo. Mas ele só é um inimigo porque ele não está integrado à sua consciência.

Ele não é um inimigo que quer te destruir e nem acabar com a sua vida. 
Ele é um inimigo que incomoda porque ele quer ser reconhecido por você. 

Ele quer que você o olhe, quer que você o acolha, que você perca um tempo com ele para compreendê-lo, que você devote alguns minutos do seu dia para ouvi-lo, para sentir o que ele sente e você saber que dói. 

É sua parte abandonada, é a sua parte deixada de lado, é aquela parte que você não tem solidariedade com ela. Você tem solidariedade com o vizinho que enche os seus ouvidos de problemas. Mas você não tem solidariedade com seu complexo inconsciente que deseja a sua atenção para voltar a participar da sua consciência.

Você percebe como somos ou podemos ser bem cruéis com nós mesmos?

Houve um homem que disse para a gente  amar as outras pessoas. Mas vocês devem primeiro amar a vocês mesmos. Jesus falou que se você não gostar de você mesmo, não há meio para você gostar de outras pessoas. 
O mestre disse em Mateus 23 - 39:
'Amarás o Teu Próximo como a Ti Mesmo'.

Se vocês tiverem ódio de vocês e praticarem amor ao próximo, não será amor ao próximo será uma fuga do seu auto-ódio. 

Você não pode fugir de você e ser altruísta porque isso é contrário a autenticidade do indivíduo.  E a nossa função última é sermos autênticos com a nossa vida.

Aliás, ela é só isso. É olhar a sequência de acontecimentos da nossa vida e o prêmio para a nossa autenticidade é olhar para ela sem se assombrar ou sem rejeitá-la.   

Do contrário transborda a cena que alguns não querem ver. 

De fato, deve ser muito doloroso para alguns trazerem para a superfície descobertas que jurariam que não tem nada a ver com eles. Aquilo ali é melhor não ver.  Por isso preferem viver na alienação (ou alucinação?), na convicção dos seus próprios Fake News.

Um comentário: