quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Filosofia epicurista: aprenda a viver de forma barata


Filosofia epicurista: aprenda a viver de forma barata
de Estado de Minas, em.com.br
29 de August de 2023

Podemos viver mais com menos?
Você será feliz? Não sabemos. 
Essa pergunta é tão ampla e cheia de variações que alguns dizem que o próprio pensamento a respeito dessa questão já nos tiraria a inocência, fator fundamental para o caminho da felicidade.

Complicamos demais. Inventamos coisas caras.
Não falo aqui de um empobrecimento da vida, estado indigno para qualquer pessoa, mas de baratear o custo da existência mesmo.

Apresento, aqui, uma filosofia marginal mesmo. Coisa de gente comum, tipo você e eu. Atividade prática: por que se acostumar com cerveja artesanal, se você pode continuar tomando o néctar de cevada deixado pelos seus ancestrais? Alegria bem mais barata e que cumpre a função direitinho.

O filósofo Epicuro ficou conhecido por decidir viver e construir o pensamento dele a partir da experiência de um jardim. Cultivar ideias como se fossem plantas, eis a proposta fundamental. Viver com tudo aquilo que o ambiente do quintal da casa era capaz de fornecer, do alimento às experiências de convívio, pois o “que queremos nem sempre é aquilo que precisamos”.

O que causa sofrimento é ter uma existência cara. Encarecemos a vida diariamente e, com isso, vamos nos perdendo no reino das coisas e dos sabores que não necessitamos de verdade.

Uma pessoa de vida barata é percebida a quilômetros de distância. Seu passo é leve, seu olhar é calmo e suas palavras são fonte de alegria.
Trafega pelas ruas com o charme da indiferença diante de outdoors coloridos e vitrines iluminadas. Carrega a certeza de que nenhum evento midiático é capaz de tirá-lo da zona de conforto, pois sabe que as piores coisas da humanidade começam com a frase “eu topei o desafio”.

Ao contrário, aqueles que vivem uma vida cara caminham pela Terra como se carregassem o peso de todos os boletos do mundo. Acreditam que ousadia e coragem são medidas pelo poder de compra, pensando que o universo é uma máquina que conspira a favor daqueles que trabalham enquanto outros dormem. Afinal, todo vazio existencial termina em burnout ou em crossfit.

Por isso, deixo o recado filosófico de hoje: curta, pois existir é um barato único, individual e instransponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário