quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Sabe, a compaixão?

Pela psicóloga Elena Sanz.

A compaixão é um dos valores a que todo ser humano deve aspirar, pelos benefícios que traz ao bem-estar pessoal e social. 

Embora cada pessoa tenha um nível diferente de empatia, a vontade e o gerenciamento inteligente de nossas reações podem nos levar a desenvolver essa disposição compassiva em relação aos outros e a nós mesmos.

Portanto, esperamos que essas frases o inspirem:

“Um gesto gentil pode atingir uma ferida que só a compaixão pode curar.” (Steve Maraboli)

Diante do sofrimento emocional, palavras de encorajamento, escuta e companhia funcionam como um bálsamo. Não sabemos as batalhas que as pessoas ao nosso redor estão lutando, mas não há dúvida de que nossa gentileza pode fazer a diferença.

“Se você quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique a compaixão.” (Dalai Lama)

A compaixão pode nos beneficiar. Abrigar raiva, ressentimento, julgamento e rejeição em relação aos outros nos condena a viver no desconforto; pelo contrário, a compreensão, a compaixão e o perdão nos libertam desses fardos.

“Somente quando conhecemos bem nossa própria escuridão podemos estar presentes com a escuridão dos outros. A compaixão se torna real quando reconhecemos nossa humanidade compartilhada.” (Pema Chodron)

Nenhuma pessoa é superior a outra e é da compreensão dessa verdade que surge a verdadeira empatia.

“Se sua compaixão não inclui a você, ela é incompleta.” (Jack Kornfield)

Se você está determinado a aplicar a compaixão, não se esqueça de exercê-la também em relação a si mesmo. Você é tão digno e merecedor de compreensão, paciência, amor e respeito quanto as outras pessoas e deve se tratar com dignidade.

Às vezes, mantemos um diálogo interno cheio de julgamentos, recriminações e autopunições, mas é importante que consigamos detectá-lo e começar a conversar com nós mesmos com gentileza e consideração; o mesmo que damos aos outros.

Artigo completo:

https://amenteemaravilhosa.com.br/frases-sobre-compaixao-que-farao-voce-refletir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário