Como a Filosofia surgiu?
A Filosofia surgiu quando os gregos passaram a criticar a própria mitologia. No caso, o conjunto de histórias sobre a origem do mundo, do homem, da sociedade e de tudo o que existe sofreu ataques diversos.
Elas não foram totalmente descartadas, mas os elementos fantásticos começaram a perder sentido e foram racionalizados. Assim, os semideuses passaram a ser vistos como reis antigos que foram mitificados.
A constituição da sociedade, certas hierarquias e leis deixaram de ser vistas como eternas. Assim, a formação do mundo e o tipo de governo passaram a ser investigados.
Além disso, durante esse período houve a rebelião jônica contra o império Persa que dominava parte da Grécia. Isso os fez construir uma sociedade que se diferenciasse dos seus antigos opressores, vistos como tiranos, e iniciar uma democracia.
Foi neste contexto de reformulação social, religiosa, intelectual e política que a Filosofia surgiu.
Como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga?
Quando a Filosofia surgiu, o principal interesse dos filósofos era na natureza (em grego, physis). Eles investigavam qual era a origem do mundo e o princípio gerador de tudo.
Porém, com o aparecimento de Sócrates, a atenção deles se dirigiu ao próprio homem, do ponto de vista individual, normativo, social, político e existencial. Assim, eles se preocupavam em discutir o papel social e coletivo das pessoas.
Isso só se tornou possível graças às transformações políticas pelas quais passaram as cidades gregas; principalmente a formação da democracia ateniense por Clístenes. Ela era feita de maneira direta, com cada cidadão representando a si mesmo na praça pública, chamada por eles de Ágora.
Deste modo, filósofos como Platão e Aristóteles investigaram sobre:
. a posição dos cidadãos na cidade,
. qual seria a melhor forma de governo,
. para que as leis servem,
. como os cidadãos deveriam ser
educados para a participação política.
Uma das áreas filosóficas mais importantes, a Ética, é entendida como crucial para a ação da vida pública. E as realidades políticas atuais continuam influenciando a investigação e as definições filosóficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário