quarta-feira, 19 de outubro de 2022

O otário e o escroto, deepfake

O que é deepfake e por que você deveria se preocupar

Saiba mais detalhes da tecnologia que usa IA para trocar o rosto de pessoas em vídeos e manipular áudios
Por Amanda Machado

Já pensou ver o seu rosto em um vídeo totalmente aleatório? Ou ouvir sua própria voz dizendo coisas que jamais diria? Bom, isso é possível com uma tecnologia chama deepfake, que permite essa manipulação, principalmente em vídeos, de uma forma bastante convincente. Veja abaixo mais detalhes do que é um deepfake e por que é preciso se preocupar com essa técnica.

Deepfake usa Inteligência Artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes, em alguns casos com resultados impressionantes e bem convincentes.

Essa onda de trocar rostos de pessoas em vídeos não é nova. Mas, em dezembro de 2017, um usuário do Reddit, chamado deepfakes, deu um passo além. Com ferramentas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina de código aberto, como Keras e TensorFlow (este último, do Google), ele criou um algoritmo para treinar uma Rede Neural a mapear o rosto de uma pessoa no corpo de outra, frame por frame.

Ao invés de depender de edição manual como antigamente, o usuário, através da ferramenta (que recebeu o nome de Deepfake), precisa apenas de uma fonte para reconhecer o modelo do rosto da “vítima”, mapear a estrutura da cabeça destino e fazer a sobreposição. O software consegue ajustar a movimentação do vídeo original ao novo rosto e isso inclui expressões faciais e movimentos labial.
(...)

A técnica também é utilizada para a manipulação de áudios, onde podem ser criadas gravações que simulam a voz de determinada pessoa, tipo de deepfake facilmente compartilhável em mensageiros como o WhatsApp.

Além disso, já podemos nos deparar com os deepfakes textuais, com máquinas de escrita gerada por inteligência artificial; deepfakes nas redes sociais, para a criação de perfis falsos na internet; e os deepfakes em tempo real, em que é possível mudar o rosto em transmissões ao vivo, técnica permitida pelo software DeepFaceLive, por exemplo.

Potenciais riscos dos deepfakes

Ainda que o alvo principal da comunidade em torno da ferramenta sejam pessoas públicas, nada impede que alguém realmente mal-intencionado pegue um vídeo de uma pessoa comum e o coloque em uma situação constrangedora.
(...)

Deepfake e eleições

A técnica também é utilizada na política. Nas Eleições 2022, inclusive, já foi identificada a primeira deepfake com a apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos. O vídeo, que apresenta uma edição bem feita, utiliza a voz da jornalista para mostrar dados de uma falsa pesquisa de intenção de votos.

Como já citado acima, esses conteúdos acabam chegando a pessoas que não conseguem identificar, imediatamente, essas montagens, aumentando o compartilhamento de fake news e a desinformação.

Conversa no WhatsApp

Falta de conhecimento sobre o assunto aumenta o compartilhamento de fake news e a desinformação. 
(...)

Matéria completa:
https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-deep-fake-e-porque-voce-deveria-se-preocupar-com-isso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário