Os empatas são pessoas que possuem uma sensibilidade extremamente aflorada em relação as emoções das pessoas e a energia dos ambientes. São grandes curadores emocionais pois são leitores natos dos sentimentos alheios e possuem um nível profundo de compreensão das dores humanas. O empata possui um dom belíssimo, mas uma responsabilidade muito grande consigo e com os outros. É alguém que precisa aprender a separar bem quando são suas próprias emoções e quando está sentindo dores que não são suas. Precisa ter cuidado para não se tornar uma esponja e carregar “o mundo nas costas”. Um empata pode se emocionar com facilidade, ficar triste sem motivo aparente, se encantar ao extremo com coisas simples, ter uma imensa vontade de “mudar o mundo”. O empata geralmente é alguém que não vive apenas para si, está sempre disposto a ajudar o outro.
Algumas características fortes de um empata são:
- Grande vontade de ajudar os outros;
- Facilidade para ler emoções e compreender as dores alheias;
- Consegue identificar as energias dos ambientes e não passa muito tempo em lugares pesados;
- Às vezes se sente como se tivesse sido “sugado” com um grande cansaço psíquico;
- Recebe constantemente pedidos de ajuda e as pessoas lhe desabafam com facilidade;
- Sente prazer em estar sozinho, gosta de passar seu tempo na natureza ou fazer leituras. Nessas atividades sente recarregar as suas energias.
Empatas podem se tornar grande psicólogos, terapeutas, professores, médicos e profissionais de causas humanitárias. Todos possuem a capacidade de empatia, mas esses seres desabrocham isso naturalmente.
Um empata precisa aprender a cuidar de si mesmo, equilibrar as emoções, para não absorver demais o mundo e poder ajudar de verdade. O empata que possui esse dom em equilíbrio é um grande curador emocional a serviço da vida!
- Alexandro Gruber
Nenhum comentário:
Postar um comentário