A Primeira Verdade Nobre
afirma a característica mais saliente da situação humana, que é o sofrimento ou a frustração.
A frustração deriva de nossa dificuldade em enfrentar o fato básico da vida, isto é, que tudo aquilo que nos cerca é impermanente e transitório. Disse Buda, "todas as coisas surgem e vão embora".
A ideia de fluxo e mudança são características básicas da raiz do budismo. Para o budismo sofrimento vem à tona sempre que resistimos ao fluxo da vida e tentamos nos apegar às formas físicas que são todas "maya", quer se trate de coisas, fatos, pessoas ou ideias. A doutrina de impermanência inclui igualmente a noção de que não existe o ego, o si mesmo. O modelo sustenta que a ideia de um eu individual isolado é uma ilusão.
A Segunda Verdade Nobre
Todo sofrimento provém do apego, ds ignorância e do desejo. Tudo que se deseja gerará, em última instância, infelicidade ou insatisfação.
Tentando apegar - nos às coisas que presumimos permanentes e persistentes - mas que na realidade são transitórias e se acham em contínua mudança - caímos na armadilha de um círculo vicioso onde cada ação gera uma nova ação e a resposta a cada indagação propõe novas indagações. Esse círculo vicioso é conhecido no budismo como "samsara", o ciclo de nascimento-e-morte impelido pelo karma, a cadeia infindável de causa e efeito
A TERCEIRA VERDADE NOBRE
afirma que o sofrimento e a frustração pode chegar um fim. É possível transceder o círculo vicioso do "samsara", livrar-se do jogo do karma e alcançar um estado de libertação total denominado "nirvana". Neste estado, as noções falsas de um eu separado desaparecem para sempre e a unidade da vida transforma-se numa sensação constante.
É preciso suprimir por completo os cinco venenos dos quais Buda fala: o apego, o ódio, a ignorância, o ego e a inveja. Dessa maneira, somando ações virtuosas, criamos um karma positivo.
A Quarta Verdade Nobre
é a prescrição de Buda para extinguir todo sofrimento, o Caminho Óctuplo do autodesenvolvimento que nos leva o estado de Buda. Esse caminho estaria representado pelos seguintes oito aspectos:
Compreensão
Pensamento
Palavra
Ação
Ocupação
Esforço
Atenção
Concentração
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