sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

mundo da pós-verdade, e da fake News.

O mundo da pós-verdade, e da fake News.

"A realidade tem que ser destruída do ponto de vista simbólico. Eles cultuam ignorância. Por exemplo, para destruir os direitos (trabalhistas) eles vão ter que convencer que isso é bom, mas isso é ruim. E como você convence?  Com mentiras, perseguição, imaginação"

Sérgio Amadeu, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Amadeu explicou o conceito de Guerra Híbrida, estratégia que tem sido muito utilizada principalmente pelos Estados Unidos para desestabilizar governos democraticamente eleitos. As redes digitais, afirma, têm tomado papel importante nas Guerras Híbridas combinando sabotagem, criação de baixa moral na sociedade adversária e inversão de valores no intuito de desmoralizar o "inimigo". As fake news fariam parte das táticas de guerra híbrida.

Neste sentido, o professor apontou que tanto a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) quanto seu futuro governo utilizaram e vão continuar utilizando estas táticas. Trabalhar com factóides, ou seja, informações bomba que ficam se repetindo para atrair a opinião pública, é a saída para um governo que não tem propostas coerentes, explicou.

Em relação às fake news, Amadeu afirma que atualmente o termo está comprometido. Muitas das fake news surgiram baseadas em situações reais, o que deixa o combate à desinformação ainda mais complexo. "Você combina coisas que existem, distorce e exagera, gerando um efeito de revolta enorme.

Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário