terça-feira, 20 de novembro de 2018

DEMOCRACIA SUFOCADA

VALORES DEMOCRÁTICOS ENTERRADOS

Valores democráticos não são apenas representações subjetivas, ao vento da vontade do indivíduo, são, além disso, valores constitutivos onde se forma a organização política. Cada cidadão deve confrontar sua opinião com as demais para a formação das convenções de convivência, mas, a partir daí, aceitá-las como norma estabelecida até que surjam situações que provocam o avanço de tais deliberações.

A INDIVIDUALIDADE SUPLANTOU A CIDADANIA

O indivíduo seria antes de tudo cidadão, ou seja, membro de uma cidade. Não se trata de um posicionamento estritamente individual, mas diz respeito ao valor e perenidade da coletividade.

A coletividade como comunidade política estaria estabelecida para controlar a tensão entre as necessidades comunitárias e a própria participação política nas decisões de governo.

INTERESSES MINORITÁRIOS SUPLANTAM O INTERESSE DE NAÇÃO

Quando interesses minoritários rompem esse vínculo, destrói qualquer possibilidade de harmonia democrática sendo necessária a utilização de força excessiva para impor a vontade minoritária ou individualizada de uns e controlar a insatisfação de outros, ou, mais diretamente, reprimir os anseios de outros.

DESEQUILÍBRIO PROVOCA ENFRAQUECIMENTO DA CIDADANIA E DO PRÓPRIO ESTADO

Esse desequilíbrio, tendo o Estado em conluio com setores já privilegiados cria uma sociedade desequilibrada formando indivíduos egoistas, sem nenhuma preocupação com o outro, ferindo de morte a cidadania e o próprio Estado. O indivíduo passa a se preocupar com a resolução dos seus problemas particulares, como o "cada um por si", a função de cidadão como membro de uma cidade acaba.

O ESTADO SE TRANSFORMA EM ORGANISMO DE CONCESSÃO DE FAVORES E REPRESSÃO VIOLENTA

Nessa fase, antes da derrocada final, o Estado deixa de ser o instrumento constituído para equilibrar as relações como organizador e mediador das vontades políticas do seu povo e passa a ser meramente um organismo de concessão de favores e repressão violenta àqueles que se situam fora dos favores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário