FELICITE. Felicitar é reconhecer, dar valor a algo que alguém fez com o seu tempo, seu esforço e sua dedicação. É melhor buscar o lado positivo do que acontece ao nosso redor,
PRATIQUE SLALOM. Se esquive dos temas delicados, aqueles que já sabemos que começam mal e acabam pior, mudando de assunto.
ESCUTA ATIVA. Epicteto afirmava que "a natureza nos deu dois olhos, duas orelhas e uma boca, para que pudéssemos observar e escutar o dobro do que falamos". ESCUTA ATIVA, Trata-se de escutar com tudo. De atender a quem nos está explicando isto ou aquilo e tentar entendê-lo, o que parece simples, se as duas partes falam o mesmo idioma. Mas isso não é tão fácil. Vai além das palavras. Trata-se de entender a outra pessoa de maneira consciente e profunda. De onde está falando conosco. De que medo ou esperança. De que sonho, anseio ou preocupação. Para isso, segundo os mestres da escuta ativa, há várias coisas que podemos fazer, como não interromper, não ficar atento ao celular, não julgar, não dar conselhos que não foram pedidos... Enfim, prestar toda nossa atenção à outra pessoa que está nos dedicando suas palavras. Abrir os ouvidos às vezes é o primeiro passo para abrir o coração.
de Gabriel García de Oro, brasil.elpais.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário