sexta-feira, 28 de abril de 2017

A importância do controle respiratório no Pilates 

Por sugestão da mestra Morgana Andrade.

Escrito por Thamirys Amorim
Blog Pilates

Segundo Joseph H. Pilates, o criador do método, “Respirar é o primeiro e último ato da vida. Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente.”

Estresse e as aflições do dia-a-dia podem fazer você diminuir os ciclos respiratórios sem perceber. Mas quando os pulmões absorvem o oxigênio, eles permitem a oxigenação de todas as células do corpo, através do seu transporte pela corrente sanguínea. Para Joseph, o fato de o seu Método proporcionar a oxigenação plena das células do corpo poderia contribuir para a cura de algumas doenças e lesões.

Nesse texto vamos ler mais sobre a importância do controle respiratório para o nosso corpo e mente. Continue lendo

A respiração correta

Para respirar corretamente, você deve fazer a inspiração de forma profunda, através do nariz, preenchendo os pulmões de ar. Já a expiração deve ser forte, através da boca.

A respiração é um dos princípios do Pilates, assim como a ativação do centro de força ou Power House, composto, entre outras, pela musculatura abdominal profunda. Para facilitar a ativação dessa musculatura, não devemos fazer a respiração abdominal, que seria a expansão do abdômen, inflando os as paredes abdominais durante a respiração.

Também não devemos elevar os ombros durante a inspiração, o que geraria tensão nos músculos do ombro e cervical. O ideal é que a respiração seja feita na altura das costelas baixas, com atuação do diafragma.

Como realizar o controle respiratório no Pilates

No início e durante a sessão, ao respirar, estamos em contato como nós mesmos e com o presente. Por isso durante a prática de Pilates, estaremos conscientes de quando e como tomamos ou soltamos o ar, ou se estamos em apneia, o que nunca vamos fazer, para não tencionar nosso organismo.

Vamos aproveitar cada expiração para expelir os pensamentos da mente e, ao inspirar. Tome uma sensação agradável, que nos levará um sorriso ao rosto e ao interior, como se fosse um banho gostoso. Quando estivermos realizando exercícios, principalmente os que exigem esforço maior, tome o ar pelo nariz e solte-o pela boca, com a mandíbula e os lábios relaxados e entreabertos.
...
Sabia que respirar corretamente faz toda a diferença?

Ao reeducar a respiração, o nosso sistema imunológico fica mais forte, inclusive para enfrentar patologias . Exemplos disso são as doenças respiratórias (muito comuns no inverno), gastrites nervosas, enxaquecas e má digestão; o processo de eliminação das toxinas do nosso corpo é melhorado; as funções orgânicas ficam mais equilibradas; a energia vital do nosso corpo é aumentada; e a nossa mente fica mais viva e alerta, obtendo, assim, uma melhor saúde e qualidade de vida.

A respiração correta também está muito vinculada ao nosso centro emocional. Por meio dela pode-se ter um maior controle das nossas emoções, melhorando o comportamento, a postura e os diferentes sistemas.

“Respiração, emoção e mudança de comportamento estão muito relacionados e, por este motivo, Joseph Pilates dava muita ênfase a ter o controle da respiração para poder desacelerar a nossa mente, controlando nossas atitudes e ações”. (Inelia Garcia, diretora do The Pilates Studio® Brasil.).

“Para Joseph Pilates, era vital saber como respirar. Cada exercício tem seu próprio padrão de respiração, que varia de acordo com os músculos que está focalizando. Então, para a maioria dos exercícios, a regra é inspirar antes do início do movimento e expirar durante. Não segure a respiração, que pode estressar o coração e levar a complicações posteriores”, ressalta Inelia.

Joseph Pilates explica de forma simples como a respiração deve ser realizada. “Você deve inspirar e expirar completamente, sempre tentando ‘espremer’ cada átomo de ar impuro dos seus pulmões, de maneira semelhante à quando esprememos cada gota de água de um pano molhado”.
...
http://blogpilates.com.br/controle-respiratorio-no-pilates/

Nenhum comentário:

Postar um comentário