sábado, 3 de setembro de 2016

Tudo é mente

Tudo está contido no Cosmo: todos os planos da matéria, todos os tipos e organizações de energias e, consequente, todos os valores e conhecimentos existentes e todas as consciências individuas, constituindo o que conceituamos como Consciência Cósmica. As organizações energéticas que formam as nossas consciências são, portanto, apenas pequeníssimas frações dessa Consciência Cósmica, desse conjunto de valores Universal.
...
Das infinitas possibilidades ano existentes, o que está manifestado em nosso mundo é da nossa escola e responsabilidade. A nossa mente parece ser, portanto, a origem de todo que está manifestado e não é sem razão que o Primeiro Princípio Hermético estabelece:

"Tudo é mente, o Universo é mental."

Segundo esses conhecimentos, tudo o que existe manifestado no nosso Universo possui essencialmente um caráter mental.(*) Tudo o que classificamos cubo existente, os fenômenos vida, a matéria e a energia, tudo o que podemos perceber meio dos nossos sentidos é constituído por diferentes estados de uma matéria mais sutil, a matéria mental. Tudo, postando, é criado no plano mental para depois se manifestar no plano físico.

Tudo nasce como uma ideia que se transforma em imagens por meio do pensamento e, por uma ordenação de energias no vácuo quântico, se manifesta no mundo. Possivelmente tenha sido esses conhecimento que inspirou Buda a afirmar que nós somos aquilo que pensamos.

(*)O conceito de mente usado aqui é o domínio das ideias e da articulação de ideias, sendo o cérebro um instrumento humano para sua manifestação. A mente não é inteligência e nem cérebro.

Trecho extraído do livro "Princípios Herméticos comSciência, de José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário