sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Redenção - "os dois Eus"

Se a verdadeira natureza do homem se resume no seu ego - isto é, no seu elemento físico - mental - emocional que, por via de regra, chamamos pessoa, personalidade (do latim Persona que quer dizer máscara) - então é evidente que a redenção do homem não pode vir dele, porque este ego é precisamente o autor do pecado - e como poderia o pecador redimir o pecador?
Essas forças - Satã e Cristo - estão dentro do homem, fazem parte da sua natureza mental - espiritual.  O Satan do Ego, que se rebela contra Deus - e o Cristo do eu, ou alma, "esse espírito de Deus que habita no homem".
Pecado e Redenção dependem da soberania que este ou aquele elemento conquistar o homem. Se o ego satânico prevalecer, torna-se o homem pecador, se o Eu crístico nele provalecer, torna-se o homem remido, justo, santo.
São os "dois Eus" que fala a epístola de São Paulo aos romanos, a "lei da carne" (ego)e a "lei do Espírito" (Eu): "Está en mim  querer o bem, mas não o poder...
Quem peca no homem é o seu ego humano, a sua "persona" ou máscara, mas não seu verdadeiro Eu, a sua alma, o "espírito de Deus que nele habita", esse não peca nem pode pegar. O Lúcifer do ego peca -  o Cristo do eu redime do pecado.

Trecho extraído do livro "O Cristo Cósmico e os Essênios", de Huberto Rohden.

2 comentários:

  1. Gostei muito! Vou usar em meus grupos de estudos.
    Eh voce o autor do texto, nao?
    Tenha uma noite de muita paz!

    ResponderExcluir
  2. Ju, não sou o autor.

    Estou aditando o texto para inserir o nome do autor.

    Valeu o alerta.

    Ju, me avise se avise se recebeu esta mensagem, estou fazendo uns testes no blog.

    ResponderExcluir