terça-feira, 23 de agosto de 2016

O mundo se manifesta em ciclos

A natureza se manifesta em ciclos, regidos pela lei do Ritmo, que é um dos sete Princípios Herméticos.

Dá mesma forma que os ciclos diários de 24 horas podem ser divididos em ciclos menores de minutos e segundos, os ciclos cósmicos também podem ser divididos em rondas, em eras, em raças e sub-raças.

A teosofia, por exemplo, descreve a terra na sua primeira era como incandescente e os seres humanos com um corpo de uma matéria mais sutil - a matéria etérea.  Na segunda e na terceira era, a terra tornou-se mais densa e, na quarta era, se estabilizou. Assim, nas 3 primeiras eras, a terra passa por um processo de solidificação, na quarta alcança estabilidade e, nas três últimas, retorna gradualmente à forma etérea, perfazendo um ciclo de 7 eras.

Algumas das mais importantes teorias científicas da atualidade, principalmente as relacionadas com o estudo do modelo padrão das partículas subatômicas, admitem que determinadas partículas existentes na natureza sejam resquícios da existência,  em um passado distante do planeta, de duas diferentes gerações de matéria.

Existem indícios de que, inicialmente, a matéria era extremamente densa e foi se tornando menos densa até chegar ao estado mais leve atual.  Isso sugere a possibilidade que a terra possa realmente está se sutilizando neste final da quarta era, conforme o ensinam os conhecimentos antigos.

Na maioria dos ensinamentos antigos, existe um consenso de que o ser humano está vivendo atualmente na quinta sub-raça, da quinta raça, na quarta ronda cósmica  cujo ciclo completo possui sete ondas. Mais precisamente, estamos vivendo em uma época de transição para a quinta ronda, quando se efetuará a completa expansão dos sentidos mais elevados da consciência humana.

Em cada um dessas rondas o ser humano deverá, em seu processo evolutivo, desenvolver determinadas propriedades e virtudes. Na quarta ronda, que hora se finda, o ser humano deveria ter desenvolvido o seu intelecto, a sua mente concreta - relacionada com o lado esquerdo nosso cérebro - utilizada para deduzir informações lógicas de forma linear e para fazer cálculos exatos e objetivos.

Na quinta ronda -  cuja transição foi iniciada a cerca de 5.000 anos atrás - o ser humano deverá desenvolver a sua mente abstrata, que é o seu lado criativo e filosófico.

Por isso, no período da evolução atual, nada e nem mesmo os princípios herméticos devem ser aceitos de forma dogmática e inquestionável, sem prejudicar ou até impedir o desenvolvimento da capacidade de articulação e abstração da mente.

Para que um novo conhecimento possa ser incorporado e usado por uma pessoa, em vez de ser - lhe imposto, é preciso que ele seja tornado razoável e compreensível, dentro dos limites de sua capacidade de compreensão.

E essa nova realidade já se manifesta no nosso cotidiano. Nas nossas escolas podemos observar, por exemplo, que as crianças e os jovens que compreendem a razão do que lhes é ensinado posso passar a usar alegremente aquele conhecimento na sua vida, enquanto que quando o conhecimento é imposto, no máximo é retido para responder às questões imediatas de uma prova e logo esquecida.

Nesse novo tempo, um novo conhecimento deve, portanto, ser sentido e vivenciado pelo aluno para ser perfeitamente assimilado, uma vez que os conhecimentos, sendo de uma dimensão superior, possuem nuances que não podem ser colocado em palavras. Sua descrição por palavras é sempre incompleta.

Trecho extraído do livro "Princípios Herméticos comSciência", de José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário