terça-feira, 23 de agosto de 2016

Física Quântica - O novo paradigma.

No início do século XX,  os cientistas começaram a observar alguns estranhos comportamentos da matéria e da energia. Esse fato foi de fundamental importância, pois, para a ciência, o universo é constituído unicamente desses dois elementos: tudo o que não é matéria deve, portanto, ser energia - que são dois estados diferentes de uma mesma substância - e que se manifestam no nosso mundo sobre o comando das forças naturais. Força, materia e energia, eis aí a trindade científica que constitui o que universo. 

Acomodemo - nos em nossa escrivania e acendamos a luz.  De imediato observamos que a luz banha uniformemente a nós e todo o ambiente, mas não nos enganemos. Segundo os conhecimentos da ciência atual, essa uniformidade é só aparente. Se observarmos mais a fundo, veremos que a uniformidade na distribuição de luz é uma ilusão criada por uma infinidade de pontos luminosos nos corpos "banhados" por ela. A energia enviada em pequenos pacotes -  os  fótons -  que se chocam contra nós.

Ao observar esse fenômenos, os cientistas chegaram à conclusão de que algo estranho e inédito estava sendo observado.  O constituinte "energia", que se imaginava contínuo como as ondas do mar, mostrarva - se agora granulado como areia da praia. E esses grânulos haveriam de ter um tamanho mínimo, que se convencionou chamar de quantum. Essa palavra deu origem ao nome do novo ramo da ciência, a Física Quântica.

Se a energia mostrava comportamentos estranhos, a matéria não ficou para trás.
Um corpo material como uma rocha, por exemplo, quando fragmentado até chegar os seus constituintes fundamentais - as partículas fundamentais - deixa de ter o comportamento da matéria. Os seus fragmentos microscópicos se esvaem em uma onda. Isto é, uma partícula material possui simultaneamente um comportamento dual de corpúsculo e de onda.

Segundo os métodos científicos, quando são conhecidas as condições iniciais, é possível determinar os acontecimentos futuros  pois os sistemas evoluem governados por leis conhecidas. Uma partícula de matéria sempre se comporta como onda antes de ser observada ou medida por qualquer meio. Como onda, não possui uma posição bem determinada, pois está espalhada por uma grande região do espaço e sempre que a observamos interferimos incontrolavelmente em seu comportamento. Não podemos, portanto, localizar precisamente a posição e a velocidade das partículas.

A Concepção de um universo determinista, governado por uma lei rígida de causa e efeito da física tradicional, teve que ser revista. Os acontecimentos no presente e no futuro não deviam mais ser considerados como determinados exclusivamente por eventos físicos passados, mesmo porque os experimentos recentes parecem mostrar que o passado também está indeterminado até que seja registrado no presente por um observador consciente. Além disso, as nossas múltiplas e quase instantâneas interferências na nossa realidade que criam um conjunto enorme de causas, com várias nuances, preservam certo grau de liberdade para que possamos exercer o nosso livre arbítrio na escolha de uma nuance de determinda causa e assim desfrutar ou sofrer os seus efeitos.

Extraído do livro "Princípios Herméticos comSciência", de José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário