terça-feira, 23 de agosto de 2016

Filosofia, Religião e Ciência.

A filosofia nasceu para responder as questões básicas da vida e do ser humano e por meio do conhecimento, ajudar as pessoas a viver melhor. No entanto, nesses tempos modernos a filosofia afastou-se da vida e se refugiou na academia e lá tem permanecido, ainda que existam atualmente movimentos culturais para trazê-la de volta para a vida cotidiana, como por exemplo, a sua reintrodução no currículo escolar. Devido a essas dificuldades , é natural que a ciência e as religiões tenham sido ultimamente as principais fontes de conhecimento disponíveis, porém nem sempre com resposta satisfatórias.
Na sabedoria antiga, os aspectos científicos e religiosos e filosóficos são integrados formando um conhecimento abrangente, transcendente e esotérico, explica com clareza os processos de evolução tanto das almas como dos corpos contidos em nosso mundo físico.
Por abranger conhecimentos mais plenos da realidade física, emocional e espiritual do ser humano e do Universo, essa Sabedoria parece conter em si também os novos conhecimentos científicos que a pesquisa acadêmica vem descobrindo ultimamente, conforme desenvolve ferramentas mais sofisticadas e mais sutis.
A Sabedoria Antiga ensina, por exemplo,  que o Universo é constituído de três princípios básicos:  Matéria, Energia e Consciência, que se manifesta no mundo físico por campos que dão origem as conhecidas forças naturais.
Que os princípios da matéria, energia e consciência permeiam todos os planos do Universo e que os conceitos de matéria, energia e força que conhecemos na ciência são manifestações, ou realizações, destes princípios no plano físico.
Que, essencialmente, é o princípio Consciência ou Força que evolui em suas atribuições, estruturando e governando uma força cada vez mais complexa da matéria.
No seu estado mais primitivo de evolução, a Força governa o núcleo do átomo, depois o átomo, a molécula, a célula até chegar ao ápice do mundo físico e governar toda uma complexidade forças que regem o corpo humano.
Quando esse princípio atinge um estado evolutivo elevado, essa Força é dominada Espírito, que prossegue sua evolução em outros planos de matéria.
Segundo conhecimentos antigos, o ser humano vive simultaneamente em todos os planos de matéria, mas, normalmente, só é consciente do mais inferior, ainda que, algumas vezes em sonhos e estados alterados de consciência tenha vislumbre de outros.
O ser humano é um todo formado de corpo, mente e espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário